Notícia

Agrosoft

Pós-doutorado e treinamento técnico em zoologia na Unesp

Publicado em 24 abril 2020

Por Agência FAPESP

Duas vagas de pós-doutorado e uma de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsas da FAPESP são oferecidas no âmbito do Projeto Temático “Desimpedimento taxonômico de vespas aculeadas: visões micro e macroregionais da fauna neotropical”.

As inscrições devem ser feitas até 1º de maio de 2020.

O projeto será realizado no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto (SP), sob a coordenação do professor Fernando Barbosa Noll.

Um dos bolsistas de pós-doutorado desenvolverá projeto de pesquisa na área de biogeografia histórica de vespas sociais da tribo Epiponini, com ênfase na análise de dados filogenéticos e de localidade por meio de ferramentas estatísticas. O candidato deve ter doutorado na área de biologia animal e experiência com métodos probabilísticos em biogeografia histórica.

A outra oportunidade de pós-doutorado é oferecida na área de taxonomia dos Thynninae (Hymenoptera: Tiphiidae) Neotropicais. A pesquisa tem como objetivos a obtenção de novos dados taxonômicos para as espécies Neotropicais dessa família, baseados na morfologia da genitália masculina e em dados moleculares para machos e fêmeas.

O candidato deve ter doutorado na área de entomologia, conhecimento e experiência com codificação de características taxonômicas morfológicas e identificação de Tiphiidae.

O bolsista selecionado para a vaga de treinamento técnico deverá realizar atividades de curadoria (identificação, tabulação de dados e inserção em base de dados) da Coleção de Hymenoptera. O candidato deve ter graduação em ciências biológicas e experiência na identificação das principais famílias de himenópteros aculeados.

Os interessados devem enviar carta de interesse, súmula curricular no modelo FAPESP e link do currículo Lattes para o e-mail do professor Noll (fernando.noll@unesp.br), com os assuntos “PD_BIOTA Biogeografia Epiponini”, para a primeira vaga, “PD_BIOTA Thynninae”, para a segunda vaga, e “Bolsa_TT3 curadoria” para a terceira vaga.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3587, www.fapesp.br/oportunidades/3588 e www.fapesp.br/oportunidades/3589.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.