Notícia

Quimiweb

Pós-doutorado e treinamento técnico em biotecnologia na Unifesp

Publicado em 05 março 2021

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Rede interdisciplinar para o desenvolvimento biotecnológico de biomateriais de origem marinha para uso na saúde humana: acometimentos patológicos do sistema osteoarticular” oferece uma oportunidade de pós-doutorado e outra de treinamento técnico nível três (TT-3) – ambas com bolsa da FAPESP. As inscrições devem ser feitas até 10 de março de 2021.

Conduzido na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus da Baixada Santista, o projeto desenvolve um scaffold para tecido ósseo manufaturado a partir de bioativos extraídos de esponjas marinhas. O grupo também realiza testes in vitro de biocompatibilidade e citotoxicidade e experimentos com animais para implantes no tecido ósseo.

O candidato à vaga de pós-doutorado deve ter doutorado na área de saúde ou biotecnologia obtido há menos de sete anos, bem como experiência na área de biomateriais, reparo tecidual e estudos in vitro e in vivo.

Já para a vaga de TT-3 exige-se graduação na área de ciências biológicas ou da saúde concluída há no máximo sete anos e experiência em metodologias in vitro, em especial em ensaios de toxicidade aguda e genotoxicidade: teste do MTT e vermelho neutro, ensaio do citoma do micronúcleo com bloqueio de citocinese e ensaio do cometa.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail da professora Ana Claudia Renno (a.renno@unifesp.br), contendo currículo, carta de apresentação destacando interesse pela vaga, contato de duas referências, histórico escolar da graduação para os candidatos ao TT-3, cópia do diploma de doutorado e uma lista de publicações para os candidatos ao pós-doutorado.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4098 e www.fapesp.br/oportunidades/4117.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP