Notícia

Revista Analytica online

Pós-doutorado e treinamento técnico em biomateriais com bolsa da FAPESP

Publicado em 25 março 2019

Uma vaga de pós-doutorado e outra de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP estão disponíveis para o Projeto Temático “Arcabouços sintéticos e naturais aplicados à medicina regenerativa“, conduzido no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). As inscrições podem ser feitas até 31 de março de 2019.

O subprojeto de pós-doutorado desenvolverá estruturas 3D a partir de proteína recombinante derivada de elastina para aplicações biomédicas. O objetivo é desenvolver um método de produção de proteínas para uso como hidrogéis em impressão 3D e criar dispositivos para cultivo de células-tronco mesenquimais.

Os candidatos deverão ter título de doutor obtido nos últimos cinco anos em áreas relacionadas ao projeto. Preferencialmente, devem apresentar experiência com biomateriais e técnicas correlatas, além de testes in vitroin vivo.

Mais informações sobre a vaga de pós-doutorado: www.fapesp.br/oportunidades/2724.

Informações sobre a vaga de treinamento técnico: www.fapesp.br/oportunidades/2725

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Para a vaga de treinamento técnico, o bolsista desenvolverá com os colegas do projeto técnicas de análise específicas para os diversos materiais trabalhados no grupo. O candidato deve ter formação em Química e conhecimentos básicos de cromatografia para operar equipamento destinado à análise de massas molares (Gel Permeation Chromatography).

Os interessados pelas oportunidades devem enviar carta de interesse, súmula curricular e duas cartas de referência para o coordenador do projeto, o professor Luiz Henrique Catalani (catalani@usp.br).

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.