Notícia

Planeta Universitário

Portal SciELO Livros é inaugurado com 80 títulos da Editora Unesp

Publicado em 30 março 2012

A SciELO (Scientific Electronic Library Online ou Biblioteca Científica Eletrônica em Linha), um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet, lança sexta (30) o Portal SciELO Livros. O projeto publicará na internet livros de caráter científico e já nasce com a contribuição de pelo menos 80 títulos da Editora Unesp que ainda serão divulgados.

A ação deve ampliar a visibilidade, o acesso, o uso e o impacto de suas pesquisas, seus ensaios e estudos. A iniciativa integra o Programa SciELO da Fapesp, e foi desenvolvido e financiado por um consórcio que inclui as editoras universitárias da Unesp, da Universidade Federal da Bahia e da Fiocruz.

A cerimônia de lançamento é dirigida, sobretudo, a autores, pesquisadores, editores e gestores de editoras universitárias, além de profissionais do mercado livreiro e estudantes. O evento será realizado no auditório do Instituto de Artes da Unesp, das 9h às 13h30. A vagas para participação no evento já estão esgotadas.

Seleção dos livros

Para integrar o projeto SciELO (Scientific Electronic Library Online) as obras são selecionadas conforme controle de qualidade aplicado por um comitê científico e formatadas segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações.

A publicações poderão ser lidas por meio de plataformas de ebooks, tablets, smartphones ou na tela de qualquer computador, acessadas diretamente do Portal SciELO Livros. As obras poderão ser encontradas por meio de buscadores na web e serão publicadas também em portais internacionais.

O SciELO Livros integra o Programa SciELO, criado em 1997 e que, até agora, publicava somente periódicos científicos. Sua construção foi uma parceria entre a Fapesp e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). A SciELO Brasil é, segundo o Ranking Webometrics, a líder mundial entre portais de informação científica de acesso aberto e gratuito. Seu modelo é empregado hoje por diversos países.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Editora Unesp