Notícia

ARede

Portal Ludo Educativo oferece atividades online gratuitas

Publicado em 19 dezembro 2016

Por Da Redação

Professores e estudantes dos níveis de ensino fundamental e médio dispõem de um novo espaço no portal de jogos educacionais Ludo Educativo. O portal, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), traz atividades extras em diversas áreas, que poderão ser baixadas e impressas. O coordenador de desenvolvimento do grupo, Gabriel Lima, explica que o ambiente ajuda o professor a dar continuidade às atividades vistas em sala de aula: “Inicialmente teremos atividades de caça-palavras, colorir, recortar e colar, jogo da memória, completar palavras, cruzadinhas, ligar elementos e completar circuitos elétricos”. Cada atividade tem uma faixa etária indicada.

 

O Ludo Educativo traz jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia, como escassez de água, preservação do ambiente e preparação para o vestibular. Um dos temas atuais abordados nos jogos é a dengue: o jogador precisa acabar com os focos da doença pela cidade.

 

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e pedagogos da Aptor Software, empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). O projeto se realiza no Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fapesp. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Unesp, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). (Com assessoria de imprensa)