Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

Portal da Fapesp recebe prêmio

Publicado em 22 julho 2005

Ciência - Fundação participará de etapa mundial na Tunísia

A Associação de Mídia Interativa (AMI) e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) anunciaram os oito vencedores da etapa brasileira do World Summit Award, prêmio realizado no âmbito da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI).
O portal da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (www.fapesp.br) foi o ganhador na categoria e-Science e participará da etapa mundial, cuja premiação será realizada em Túnis, na Tunísia, de 16 a 18 de novembro, juntamente com a segunda fase da CMSI.
A Cúpula Mundial da Sociedade da Informação é realizada pela Organização das Nações Unidas e pela União Internacional de Telecomunicações, com o objetivo de efetuar um esforço articulado em busca do desenvolvimento baseado na utilização das tecnologias de informação e comunicação.
O objetivo do World Summit Award, criado em 2003 durante o processo preparatório para a primeira fase da CMSI, é identificar e promover projetos que façam uso das tecnologias da informação e de comunicação no desenvolvimento de novos conteúdos e aplicações multimídia, com ênfase na diminuição da exclusão digital.
Na etapa classificatória brasileira, a Camara-e.net recebeu a inscrição de mais de 400 sites e projetos digitais - 30% a mais do que em 2003 - nas categorias e-Learning, e-Culture, e-Science, e-Government, e-Health, e-Business, e-Entertainment e e-Inclusion.
Seleção
Os trabalhos foram analisados e selecionados por uma comissão de sócios da Camara-e.net, presidida pelo diretor executivo da entidade, Cid Torquato, e supervisionada por Marcelo Sant"Iago, presidente da AMI e membro do Conselho Global do WSA.
"Essa é uma excelente oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo nosso grande desenvolvimento no uso das tecnologias da informação, estimulando investimentos no país e servindo de referência para outras nações", afirmou Sant"Iago.
"Pela abrangência e criatividade dos projetos, mais importante do que a premiação é a difusão de empreendimentos inovadores, que podem servir de inspiração e referência para outros projetos de fomento e inclusão digital aqui e em outras partes do mundo", disse Torquato. Mais informações: www.wsis-award.org.