Notícia

Conexão Unimed

Por que todo médico deve ter uma consultoria médica e jurídica

Publicado em 12 fevereiro 2021

Tempo de leitura: 3 minutos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analisa três ações judiciais por dia referentes ao setor de saúde, segundo dados divulgados pelo órgão em 2019. Esse número vem aumentando, o que gera um grande risco para a carreira de um médico.

Mesmo eventos adversos inevitáveis podem motivar processos e desgastar a relação com pacientes e seus familiares. Por isso, contar com todo apoio em momentos de risco nunca é demais.

O aconselhamento com médicos especializados em gestão de risco e advogados é uma forma de tornar mais seguro o cuidado do paciente e de contar com orientação quando um evento adverso ocorre. Ele faz parte do Seguro de Responsabilidade Civil da Seguros Unimed.

Conheça um pouco mais sobre esses serviços.

O que faz uma consultoria médica?

“A consultoria médica acolhe e fornece orientações ao segurado sobre como proceder, buscando atuação na prevenção de riscos e adequada condução de sua defesa judicial”, explica Patrícia Menezes de Holanda Barros, Gerente de Negócios de Ramos Elementares da Seguros Unimed.

Ou seja, o objetivo também é prestar auxílio para que o segurado esteja bem preparado, a fim de evitar falhas, conflitos e processos. Mas se já houver um sinistro em andamento, o segurado conta com um canal exclusivo de especialistas para tirar dúvidas e receber recomendações.

E o consultor jurídico, qual é o seu papel?

A primeira coisa que a equipe da Seguros Unimed pode fazer é ajudar o profissional de saúde a se organizar com a burocracia e traduzir o vocabulário jurídico.

“O apoio jurídico funciona da seguinte maneira: o advogado faz contato telefônico com o segurado para esclarecer sobre o status do processo na companhia, solicitar documentos complementares e conversar sobre a realização de acordos extrajudiciais”, afirma a executiva. Isso significa que é realizada uma análise criteriosa do ocorrido, com ênfase nos desdobramentos jurídicos. “Particularmente em situações críticas, é tranquilizador ao médico ter o apoio de experts em legislação e saúde”, acrescenta Patrícia.

Que especialidades mais precisam de consultoria médica e jurídica?

Clínicos em serviços de emergência, obstetras e cirurgiões estão entre os mais vulneráveis a acusações de erro, de acordo com um estudo da médica e advogada Isabel Braga, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na Revista Pesquisa Fapesp. Ela analisou as decisões em 34 processos judiciais sobre erro médico no estado de São Paulo de janeiro de 2011 a dezembro de 2016, entre os quais houve 73% de condenação dos médicos em primeira instância.

A vulnerabilidade a condenações por infrações atinge também outros profissionais de saúde, como cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas e veterinários, e ocorre em âmbito nacional.

Como faço para contratar uma consultoria médica e jurídica?

A Consultoria Médica e Jurídica é um benefício para os clientes que contratam o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional da Seguros Unimed. Esse atendimento é extensivo a profissionais de saúde das mais diversas áreas, além de diretores de clínicas e hospitais. A ideia é que possam focar em sua atividade primordial: cuidar do paciente.

Atualmente, mais de 39 mil profissionais e cerca de mil instituições de saúde estão protegidos pelo Seguro de Responsabilidade Civil. Para ter acesso a todos esses serviços, basta escrever ao nosso e-mail consultoriarc@segurosunimed.com.br.

 

 

(Foto: )