Notícia

Catraca Livre

Por que Decotelli foi massacrado por mentir, mas Salles e Witzel não?

Publicado em 30 junho 2020

[OPINIÃO] Provavelmente você nem deve se lembrar que os políticos brancos cometeram os mesmos erros que o ‘futuro ex-ministro da Educação’ negro cometeu

A nomeação de Carlos Alberto Decotelli como ministro da Educação no governo Bolsonaro (sem partido) gerou uma série de polêmicas na última semana. Isso porque o currículo que Decotelli apresentou contestações sobre a sua formação acadêmica. São elas:

Declaração de um título de doutorado na Argentina, que não foi obtido; Denúncia de plágio na dissertação de mestrado da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Pós-doutorado na Alemanha, não realizado; Apoio de empresa no pós-doutorado, não obtido; Vínculo como professor da FGV, quando na verdade ele é colaborador.

O massacre em cima do ‘futuro ex-ministro’ foi tão grande que, na tarde desta terça-feira, 30, ele apresentou uma carta de demissão ao presidente, por conta da pressão que tem sofrido devido às inconsistências dos dados apresentados.

A população alega, e com razão, que uma pessoa que mente no currículo, ainda mais no âmbito educacional, por diversas vezes, não pode assumir um cargo de ministro da Educação.

Contudo, essa não é a primeira vez que a gente dá de cara com alguma mentira contada por membros do governo Bolsonaro. Em fevereiro de 2019, por exemplo, veio à tona que Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, se formou na Universidade de Yale. Contudo, ao The Intercept Brasil, a instituição negou que Salles tenha estudado lá.

Outro caso bem alarmante foi o de Wilson Witzel (PSC-RJ), que afirmou ter feito doutorado em Harvard. Outra balela. O governador do Rio de Janeiro (RJ) foi desmentido e, para se defender, incluiu em seu currículo que o doutorado estava em andamento.

Muita gente sequer se lembra destes dois últimos exemplos. Isso porque eles foram abafados e não tiveram um espaço considerável na mídia, a ponto de serem achincalhados. Mas por que agora, com Decatelli, isso tem acontecido sem nenhuma trégua?

Antes de chutar qualquer palpite, vamos a mais um exemplo, que talvez te ajude a chegar a uma conclusão: Quem se lembra do episódio de Joana D’Arc? Em 2014, a professora de ensino técnico foi condenada pela Justiça a devolver R$ 369,2 mil para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por uma pesquisa que ela não comprovou ter feito.

E mais: Em 2019, Joana foi acusada de ter falsificado um diploma de pós-doutorado em Harvard. Em sua defesa, a professora acusou o jornal que divulgou a informação racismo, por duvidar da capacidade dos negros.

Mataram a charada? Pois é, Decotelli e Joana são negros. E a revolta coletiva em cima deles é muito gritante e perceptível. O julgamento justo só vai existir quando todos passarem a pagar pelos erros da mesma forma. É muito fácil apontar as falhas do outro, certo? Que tal se a gente começar a apontar as falhas de todos sem se aproveitar dos privilégios brancos para justificar o que deve ou não ser condenável?

Felipe Neto abriu margem para tal discussão com o tuíte abaixo e o espaço, de fato, deve ser usado para a problematização.

Vou aproveitar q tá tarde e deixar uma problematização aqui.

Decatelli e Joana D’arc mentiram em seus currículos. Foram achincalhados, humilhados, expostos de forma impressionante.

Ricardo Salles mentiu q se formou em Yale. Witzel em Harvard. Quase ngm ligou a mínima.

Veja também: Como pessoas brancas podem ajudar no combate ao racismo?

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com O Estado de S. Paulo IstoÉ online Estado de Minas online BOL UOL IstoÉ Dinheiro online Portal R7 Estadão.com IstoÉ online BOL UOL Estado de Minas online IstoÉ Dinheiro online O Estado de S. Paulo IstoÉ Dinheiro online BOL IstoÉ online UOL Estado de Minas online Tribuna de Petrópolis TN Online O Dia (Rio de Janeiro, RJ) Terra O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online DCM - Diário do Centro do Mundo TN Online Jornal Mural Repórter Diário Sim Notícias Folha de Valinhos online Vitória News Cruzeiro do Sul online HiperNotícias Tribuna do Sertão Jornal do Oeste (Toledo, PR) online ES360 Santa Portal Portal do Holanda Rede Massa SBT Diário do Grande ABC online Aqui Notícias online Diário de Notícias online Mercado News Bem Paraná online Correio Popular (Campinas, SP) online FasterNet Meon Correio do Papagaio online Dinheiro Rural online Tarobá News CGN A Crítica (MS) online Tribuna do Agreste Página 3 O Liberal (Americana, SP) online Dom Total Ponto Crítico Leia Já Gazeta Digital Blog do Lúcio Sorge A Crítica (MS) online O Tempo (Contagem, MG) online Super Notícia 91,7 FM O Tempo online Diário da Manhã (GO) online Jornal Correio (Salvador, BA) online Camaçari Fatos e Fotos Notícias ao Minuto (Brasil) Acre ao Vivo Central Brasil Notícias Guajara Hoje Alô Notícias Terra Head Topics (Brasil) GCN Leia Já Central das Notícias Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online Agora RN online Jornal do Commercio (PE) online Jornal do Comércio (RS) online Rede Massa SBT Portal do Holanda O Liberal (PA) online Vitória News Meon Tarobá News ES360 Metro Jornal online FasterNet Correio do Papagaio online Diário do Grande ABC online Mercado News Diário de Notícias online Bem Paraná online Educadora AM 1020 Dinheiro Rural online Repórter Diário CGN A Crítica (MS) online Tribuna do Agreste HiperNotícias Tribuna da Bahia online Tribuna do Sertão Aqui Notícias online Folha de Valinhos online Dia Online Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Correio Popular (Campinas, SP) online Jornal da Manhã (Uberaba, MG) online O Liberal (Americana, SP) online RIC Mais Jornal do Comércio (RS) Diário Regional (Diadema, SP) online RIC Mais G7 Bahia Correio do Sul online Teleducador Portal Intelectual Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online MSN Blog de Isabella Barros Martins Tribuna da Bahia MSN Diário do Grande ABC online Dinheiro Rural online Dom Total Folha de Valinhos online A Gazeta (ES) online SBT Interior Vitória News Rede Massa SBT Guarulhosweb Leia Já HiperNotícias Portal do Holanda Mix Vale CGN Tribuna do Sertão Bem Paraná online Mercado News Tribuna do Agreste A Crítica (MS) online Aqui Notícias online Meon Diário de Notícias online Correio do Papagaio online FasterNet Tarobá News O Liberal (Americana, SP) online RIC Mais TN Online Repórter Diário Guajara Hoje Central das Notícias Gazeta do Povo online Meia Hora Jornal de Brasília