Notícia

G1

Poluição faz com que árvores de São Paulo cresçam menos

Publicado em 16 abril 2019

Por Gabriela Brumatti

Uma árvore exposta a condições de poluição chega a crescer até 30% menos do que uma árvore sob baixas concentrações. Este foi o resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), que usou como modelo a tipuana, uma das espécies de árvores mais comuns na cidade.

A pesquisa, iniciada no ano de 2016, coletou 41 exemplares da espécie que estavam dispostos em localizações e tempos de exposição diferentes à poluição. Por ser uma das plantas mais comuns nas regiões tropicais, acredita-se que o estudo se aplique a outras espécies nessas condições.

O professor Marcos Buckeridge e o pós-doutorando Giuliano Locosselli explicam que a tipuana também foi “escolhida” para ser estudada por conta de sua ampla distribuição em São Paulo e outras regiões do mundo e pelo fato de produzir anéis de crescimento anuais.

Dessa forma, quando cortada, os círculos que emergem do centro do tronco explicam muito sobre seu desenvolvimento. “Anéis de crescimento maiores indicam crescimento rápido, enquanto os menores indicam crescimento mais lento. Assim, podemos contar a história do crescimento de cada árvore coletada, ano a ano”, indica o professor.
Prejudicado o ciclo de vida da árvore, outras funções realizadas por ela ficam debilitadas com o lento desenvolvimento. As plantas vão demorar mais para filtrar o ar, assimilar dióxido de carbono, reduzir o efeito de “ilhas de calor” e suavizar o escoamento da água da chuva, controlando a umidade.
Os cientistas indicam que uma forma de contornar o problema é plantar mais tipuanas e compensar a retenção de poluição pelo aumento no número de indivíduos. O projeto também se torna uma alerta para a seleção de árvores mais resistentes à poluição, quando realizados projetos de botânica em áreas urbanas.
É natural, mesmo nas florestas, que as variações do clima limitem o crescimento das árvores. Os pesquisadores pontuam que a diferença para o ambiente urbano é a intensidade desse impacto. Eles ainda ressaltam que, apesar da dificuldade de se desenvolver nas cidades, as árvores continuam sendo uma alternativa para combater a poluição.

“O fato de podermos medir poluentes tanto na superfície do seu corpo, quanto no seu interior, são a evidência mais clara de que elas estão retendo uma quantidade significativa da poluição ambiental”, conclui Buckeridge.

*Supervisionado por Fábio Gallacci

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
BOL IstoÉ online UOL Agência Brasil Portal R7 De Brasília O Sul online Poliarquia Leia Já The World News (Ucrânia) Portal Agora no RS Notícias do Dia As Claras .com Jornal Tijucas Jornal de Piracicaba Sindicato dos Comerciários (SP) EcoDebate Agência BR Mix Vale Cenário MT Revista Sustinere online Jornais Virtuais Ternura FM Jornal Notícias CNI - Central de Notícias da Internet Ciclo Vivo Destak Jornal online Nossa Radio Horizontina O Estado RJ online Jornal Dia Dia Santa Portal Radar Amazônico Portal Correio do Lago MS Hoje Portal Lacerdense Agência Sertão Painel Notícias Jornal Floripa Rondônia Dinâmica LiberaPensado.com Santiago Live Correio de Pernambuco Antes que a Natureza Morra Mundo Positivo Mundo Positivo Falando de Gestão Jornal Joseense News Portal F11 Diário do Poder Sistema Costa Norte de Comunicação DHoje Interior online Liberdades Jornal Mídia Digital (Brasil - SP) Blog do Elvis Bezerra Bahia ExtremoSul Expresso Regional TV Prefeito Jornalismo 24 Horas Portal Fator Brasil Top Sector Urgente News Correio do Brasil online Mais Expressão Aconteceu na Bahia Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Jornal SP Repórter Blog da Biblioteca da Escola de Engenharia e do Instituto de Computação Click Guarulhos Mundo Positivo Diário de Notícias online FM Metropolitana Online Guará Notícias Jornal Folha da Terra Gazeta de S. Paulo online Espaço Ecológico no Ar Jornal da Cidade (Bauru, SP) online O Serrano online Bem Mais Brasília Portal GRNews Jundiaí Agora Diário do Poder Folha do Trólebus APROBIO - Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil Ambientebrasil Revista Amazônia APWR - Associação Park Way Residencial Sustentabilidade, Meio Ambiente Funverde Jornal da USP online Diário do Poder O Vale online Diário de São Carlos online TV Globo FM Metropolitana Online Deccan Chronicle (Índia) online SM Meio Ambiente News Rede Interativa