Notícia

Portal de Franca

Poluição diminui 50% durante período de quarentena em São Paulo

Publicado em 12 junho 2020

O isolamento social para controlar o avanço do novo coronavírus vem ajudando a reduzir a emissão de poluentes como CO e NOx nas grandes cidades, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A mudança na rotina dos paulistas reduziu a quantidade de veículos circulando na cidade e, consequentemente, a diminuição do monóxido de carbono, indicador da emissão de poluentes em grandes centros urbanos. Estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), aponta queda no número de veículos nas ruas como maior responsável pela redução de poluentes durante o período de quarentena.

Na opinião do doutor em Geociências e professor no Mestrado em Análise Geoambiental da Universidade UNG, Fabrício Bau Dalmas, esta hipótese é muito plausível tanto pelos dados coletados durante este período de quarentena quanto por estudos anteriores, relacionados à influência dos veículos automotores na poluição do ar de grandes cidades.

"Utilizando-se de números do atual período de quarenta na cidade de São Paulo, verifica-se que, na média, a taxa de isolamento social dos munícipes está em 50%. Logo, para quem mora na cidade, é bastante visível que esse isolamento influenciou no menor trânsito de veículos e essa diminuição da frota transitando pela cidade ocasionou uma melhoria na qualidade do ar", explica.

Já o estudo elaborado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) "Inventário de emissões atmosféricas do transporte rodoviário de passageiros no município de São Paulo", revela que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases, tais como CO, CO2, SO2 e O3. Outro dado interessante apontado por este estudo é de que os automóveis (transporte individual) poluem muito mais que os ônibus, um transporte coletivo. Os automóveis são responsáveis por 71% das emissões do poluente na cidade, contra 25% dos ônibus e 4% das motocicletas, levando-se em conta o material particulado lançado por pessoa transportada.

"O material particulado lançado ao ar em virtude da queima de combustível dos veículos automotores é um poluente crítico e imperceptível ao olho nu. Este poluente afeta o pulmão e pode causar asmas, bronquite, alergias, além de outras graves doenças cardiorrespiratórias, podendo ocasionar óbitos", destaca o professor.

Outra pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Epidemiologia, de título "Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo", apresentou um aumento de 3% a 4% da taxa de mortalidade diária por doenças cardiovasculares, associadas ao aumento de material particulado no ar, principalmente de SO2. Para doenças respiratórias, o aumento na mortalidade diária foi de 6%. Em relação aos grupos vulneráveis, foi constatado que pode chegar a um aumento 14,2% na chance de morte de idosos por problemas respiratórios, associados ao aumento de material particulado no ar. As famílias mais afetadas possuem piores condições socioeconômicas.

No caso de crianças, a pesquisa relatou uma associação entre a mortalidade das crianças menores de 5 anos e os poluentes CO e SO2, com a proporção de mortes atribuídas a estes poluentes de 15% e 13%, respectivamente.

"Tratando-se de saúde pública, uma redução na concentração de poluentes atmosféricos estaria diretamente ligada a um menor número de pessoas com doenças respiratórias, o que desencadearia em um menor número de pessoas em postos de saúde e hospitais e, até um menor número de óbitos relacionados a estas doenças. A redução na concentração destes poluentes poderia ser iniciada com uma drástica alteração no modal de transporte das grandes cidades, onde deveria focar mais em transportes coletivos e elétricos", sugere Fabrício.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Portal R7 Portal Exame O Liberal (PA) Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) Jornal Primeira Página Galileu online Terra Press From Brasil (EUA) MSN (Brasil) Planeta online Universo Racionalista Espaço Ecológico no Ar Blog do BG Guajara Hoje Jornal Imprensa Regional online Meio Norte online (Piauí) Central das Notícias Ciclo Vivo Jornal da Ciência online Agora RN online Ambientebrasil Portal Varada Editora Expressão Canal Executivo Blog Pró Ambiente Campinas CNI - Central de Notícias da Internet Digital Rádio e TV Tá Sabendo? Mobilize Brasil Portal Macaúba Central das Notícias Terra Ambientebrasil Ciclo Vivo Guarulhosweb Espalha Fatos ABC do ABC Negócios em foco Funverde Portal Novo Momento Folha de Itapetininga Blog Laboratório de Computação Geoespacial Blog Helianthus Ambiental Rádio Marconi FM 101,9 Santa Catarina News Imprensa News Sul SIRHESC - Sistema de Informações de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina Diário da Região (Osasco, SP) online Diário da Região (Osasco, SP) FNA Leia Já Blog Jornal da Mulher Leiamais.ba Jornal O Debate (São Luís, MA) online Crazykiwi ABC do ABC Agito SP Tamoios News Rádio Melodia 97,5 FM Correio do Sul (Varginha, MG) SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde EcoDebate Antes que a Natureza Morra Monitor Mercantil online IHU - Instituto Humanitas Unisinos Rádio Piratininga 750 AM Central das Notícias Meio Ambiente Rio Tribuna Ribeirão online IG SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde Marcos Imprensa OverBR Jornal SP Norte Por Dentro de Minas Dicas BH Direito & Negócios Portal Notícias MG Falando de Gestão É POP na Web! Gazeta de Votorantim online Dino Oficial (Notícias Dino) EExpoNews Jornal Tribuna Paulínia Agência O Globo Meio Ambiente Ambientebrasil