O Pólo Regional do Centro Oeste, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, inaugurou recentemente as novas instalações de seu laboratório de plantas forrageiras. A estrutura, que funciona dentro da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento no município de Brotas, é utilizada no apoio às pesquisas em forragicultura e pastagens e, além disso, funciona como galpão de implementos agrícolas e fertilizantes utilizados nesse setor.
Os pesquisadores do Pólo acreditam que, com a nova estrutura, que conta com bancadas de granito para agilizar o processamento das amostras colhidas, além dos novos equipamentos como balanças pesadoras, roçadeira a gasolina, analisador de dossel, medidor de área foliar e estufa de circulação forçada de ar, será possível dinamizar todo o processo de pesquisa realizado na unidade.
As pesquisas em forragicultura e pastagens na UPD de Brotas contemplam estudos com manejo do pastejo, seleção de espécies forrageiras, adubação e fertilidade do solo, engorda de bovinos de corte sob pastejo e suplementação a pasto.
Os projetos atualmente desenvolvidos na Unidade contam com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da FUNDEPAG (Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa Agropecuária) e têm como coordenadores os pesquisadores científicos da UPD de Brotas Gustavo José Braga e Vanderley Benedito de Oliveira Leite.
Notícia
ZooNews