Notícia

Poli/USP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Poli-USP recebe visita do professor Antônio Hélio Guerra Vieira, líder do projeto Patinho Feio, primeiro computador brasileiro (1 notícias)

Publicado em 26 de agosto de 2022

Na véspera de completar 129 anos, a Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu a visita do professor Antonio Hélio Guerra Vieira, diretor da Poli entre 1980 e 1982 e reitor da Universidade de São Paulo de 1982 a 1986. O professor estava acompanhado de Ivone, sua auxiliar e enfermeira. “Aos 92 anos, faço o encontro entre o criador e a criatura”, brinca, se referindo ao computador Patinho Feio.

Em 1972, alunos de graduação e pós-graduação atuaram sob a liderança do professor Antônio Hélio Guerra Vieira no projeto que elaborou o primeiro computador montado na Universidade – o chamado “Patinho Feio” ou Projeto G-10. O projeto ficou conhecido como o primeiro computador feito no Brasil, e em 2022 completa 50 anos de criação. Além do projeto, como professor titular da Poli, Vieira colaborou para a formação do Departamento de Engenharia Elétrica e para a fundação do Laboratório de Sistemas Digitais (LSD).

“O mais difícil foi achar os componentes”, lembra Vieira em reportagem à Folha de S. Paulo, que tinha 42 anos na época. Quatro anos antes, ele havia fundado o LSD, que deu origem ao computador. “Eu sempre gostei de eletricidade. E me interessei por computação porque era novidade”, conta.

Como reitor da USP eleito durante o período da ditadura civil-militar, o professor utilizou de diplomacia para que o grupo de militares presentes na reitoria se retirasse, ao mesmo tempo que recontratou os docentes àquela época cassados e que desejassem retomar às atividades na Instituição.

Além disso, Antônio Hélio Guerra Vieira foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e recebeu a comenda de Eminente Engenheiro do Ano de 1977 pelo Instituto de Engenharia.


Leia mais sobre a trajetória de Antônio Hélio Guerra Vieira aqui.