Em uma ação pioneira para o cinema digital na América Latina, o Brasil transmitirá o primeiro longa-metragem no padrão 4K (8.000.000 de pixels) para três países simultaneamente e em tempo real durante a décima edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE). A transmissão ocorrerá nesta quinta-feira (30), às 19 horas, no Teatro Sesi, em São Paulo, e a Escola Politécnica (Poli) da USP é uma das entidades participantes do projeto.
O filme "Enquanto a Noite não Chega", com direção de Beto Souza e Renato Falcão, será transmitido para a Universidade da Califórnia em San Diego e para a Universidade de Keio, no Japão, em super alta definição. A tecnologia 4K (4096 X 2160 pixels) apresenta uma resolução 4 vezes maior que a televisão em alta definição (HDTV) e 24 vezes maior que a TV padrão.
Para evitar atrasos, já que a sua transmissão ocupa uma banda de 800 Mbps por canal, a comissão organizadora do evento no País está utilizando comutação de circuitos camada 2 desde a origem (São Paulo) até os destinos (Universidades da Califórnia e Universidade de Keio), por meio da rede Kyatera que suporta taxas de até 10 gigabits.
A transmissão do longa metragem foi organizada pela Universidade Prebisteriana Mackenzie em parceria com a USP, representada pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) e pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) da Escola Politécnica (Poli), além da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), rede Kyatera da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e suporte da Brocade - Foundry, Padtec, Sony e Telefônica.
A professora Tereza Cristina Carvalho, diretora do CCE e diretora técnica do LARC, coordena a participação da USP no evento.
Na sexta-feira (31), ocorrerá um debate por videoconferência de alta definição com pesquisadores brasileiros e de ambas universidades estrangeiras que participam do projeto, utilizando a infra-estrutura do projeto IPTV da USP.
Agência USP
Fonte: Assessoria de Comunicação do LARC
Mais informações: (11) 3091-6328, com a professora Tereza, ou (11) 3091-6431, com Lígia. Site http://www.file.org.br