Notícia

Traço de Ciência

Podcast e storytelling: um novo projeto de jornalismo científico

Publicado em 06 agosto 2021

Por Equipe de Difusão do NeuroMat

Sou jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialista em Gestão de Mídias Digitais pelo SENAC. Atualmente, também curso uma nova graduação em Psicologia.

Desde o começo da semana, faço parte da equipe de difusão científica do CEPID NeuroMat, como bolsista do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (FAPESP). Uma oportunidade que vai enriquecer o meu repertório como pesquisadora e reunir as minhas minhas duas áreas de formação: a comunicação e a saúde, sob a orientação do Dr. Fernando Jorge da Paixão Filho e a supervisão do Dr. João Alexandre Peschanski.

O meu projeto prevê a criação de um podcast narrativo para quem vive e convive com a doença de Parkinson, tendo como alicerce todo o trabalho já realizado pela rede AMPARO. Um grupo diverso que entrelaça pessoas com o diagnóstico, familiares, cuidadores, profissionais e estudantes, em uma proposta de comunicação horizontal e inclusiva com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. Na parte teórica, investigarei a aplicação do storytelling no contexto da saúde.

Nesse primeiro momento, tive a oportunidade conversar com as pesquisadoras Thais May Carvalho e Miréia Figueiredo. A primeira delas compartilhou comigo a sua experiência na produção do podcast “A Matemática do Cérebro”. Já a Miréia, me apresentou o curso “Introdução ao Jornalismo Científico”, um projeto que está em fase de finalização e passará a fazer parte da formação dos comunicadores que ingressarem na equipe.