Notícia

Antena 1

Podcast Antena 1 - Pesquisadores brasileiros apontam que a obesidade é um fator de risco para pacientes de Covid

Publicado em 04 setembro 2020

[00:00:18] Antena 1 Noticias Bom dia Em artigo publicado na revista científica observa, Pesquisadores brasileiros apontam que a obesidade é um fator de risco para pacientes de couve de dezanove, independentemente de idade do sexo, da etnia ou da existência de comorbidades.

[00:00:42] A pesquisa foi baseada na revisão de nove estudos clínicos que investigaram seis mil quinhentos e setenta e sete pacientes infectados em cinco países.

[00:00:53] Segundo estudo brasileiro, Pacientes especialmente aqueles com obesidade grave devem tomar precauções extras para evitar a contaminação, e mesmo obesos leves têm mais risco de desenvolver a versão grave da doença, provocada pelo coronavírus Sars COV e dois.

[00:01:11] A professora da Universidade de São Paulo em Bauru e coordenadora do estudo, Silvia Sales Peres, disse à Agência Fapesp que um dos fatores que contribuem para o agravamento da infecção no organismo vezo é a capacidade limitada do organismo de produzir proteínas geradas pelas células de defesa E, além disso, o tecido adiposo funciona como um reservatório para o vírus mantendo o mais tempo no organismo.

[00:01:38] Esse quadro ajuda a potencializar as inflamações provocadas pelo vírus no pulmão das pessoas infectadas.

[00:01:45] O tipo de estudo apresentado pelos pesquisadores brasileiros é considerado o de mais alto nível de evidência científica para orientar a prática clínica, tanto para conscientizar os pacientes sobre a necessidade de se proteger como para ajudar o serviço público a se preparar para atender essa população