Uma plataforma web criada por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode ajudar no combate às fake news. Através de uma combinação de modelos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina, o sistema é capaz de predizer a probabilidade de um texto ser falso.
As informações foram publicadas pela Agência Fapesp e os resultados apontam que a plataforma conseguiu detectar notícias falsas com 96% de precisão.
“A ideia da plataforma é oferecer à sociedade uma ferramenta adicional para identificar de forma não somente subjetiva se uma notícia é ou não falsa”, diz à Agência FAPESP Francisco Louzada Neto, diretor de transferência tecnológica do CeMEAI e coordenador do projeto.
COMO FUNCIONA?
Ao receber um texto, com a notícia completa, o sistema aplica métodos de estatística para avaliar o conteúdo da escrita. Essas caraterísticas são utilizadas por um classificador baseado em um modelo de aprendizado de máquina que é capaz de distinguir padrões de linguagem, vocabulário e semântica de notícias falsas e de verdadeiras. Assim, é possível inferir automaticamente se um texto submetido à plataforma é ou não uma fake news.
por A VOZ DA REGIÃO / Bahia Notícias