Notícia

Jornal da Ciência online

Plataforma ReSolution reúne indicadores inéditos da Região Metropolitana de São Paulo

Publicado em 08 agosto 2019

Portal apresenta 97 variáveis absolutas e relativas; uma delas é a concentração da população branca, amarela, parda e negra na RMSP, informada por meio do indicador cor-etnia

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) desenvolveu uma nova plataforma que permite a qualquer interessado verificar em mapas e gráficos interativos os números absolutos e relativos sobre como se distribuem distintos grupos populacionais na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Intitulada ReSolution, acrônimo para Resilient Systems for Land Use Transportation (Sistemas Resilientes para Transporte Terrestre), a inovação acaba de ser lançada e pode ser consultada em http://200.144.244.157:8000/resolution. O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.

O portal ReSolution apresenta 97 variáveis absolutas e relativas. Uma delas é a concentração da população branca, amarela, parda e negra na RMSP, informada por meio do indicador cor-etnia. Na região central de São Paulo, por exemplo, nota-se que pretos e pardos se localizam predominantemente no entorno dos bairros São Joaquim, Baixada do Glicério, Praça da Sé, Parque D. Pedro, São Bento e Luz, enquanto a população branca se concentra no chamado “centro expandido”, como Consolação, Pacaembu, Higienópolis e Jardim Paulista. A plataforma proporciona a visualização simultânea no mapa e no gráfico correspondente. Permite ainda selecionar dinamicamente locais no mapa ou no gráfico e fazer consulta específica clicando na região de interesse para maiores detalhes.