Notícia

Jornal da USP online

Plataforma que monitora áreas verdes urbanas ganha prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil (4 notícias)

Publicado em 15 de janeiro de 2025

Plataforma desenvolvida no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos impacta diversas cidades do Estado de São Paulo e está elaborando planos de ação climática para o ABC Paulista

O projeto UrbVerde: Plataforma de Monitoramento de Áreas Verdes Urbanas e Promoção de Justiça Climática, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos, recebeu o Prêmio IAB 2024 no Eixo IV – Técnicas e Tecnologias, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. O projeto, que venceu por usar tecnologias inovadoras de geoprocessamento, é coordenado pelo professor Marcel Fantin, do IAU e financiado pelos programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq). A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 13 de dezembro, em São Paulo.

Iniciativa que utiliza tecnologias de geoprocessamento e ciência cidadã, a UrbVerde integra dados socioeconômicos e ambientais, promovendo ações voltadas à justiça climática e redução das desigualdades socioespaciais. O projeto já demonstrou impacto em diversas cidades do Estado de São Paulo e agora está envolvido na elaboração de planos de ação climática e indicadores ambientais para a região do ABC Paulista.

O objetivo da plataforma é monitorar áreas verdes urbanas, integrando dados sobre ilhas de calor, cobertura vegetal, parques e praças com indicadores de renda, gênero e raça, a plataforma oferece suporte a gestores públicos, pesquisadores e comunidades locais. Também pode ser utilizada em atividades educacionais, como cursos e cartilhas para estudantes, capacitando jovens a compreender e intervir em seus territórios. Suas estratégias incluem a criação de um ambiente digital acessível (Web GIS), o intercâmbio de dados com plataformas públicas como o Geosampa e a produção de materiais didáticos.

Desenvolvida por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, utiliza dados abertos e busca a participação ativa dos municípios, fornecendo informações essenciais para políticas públicas locais.

Os pesquisadores da plataforma UrbVerde lançaram o o e-book ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: Explorando o Potencial da Plataforma UrbVerde com foco inicial nos gestores urbanos. A publicação explora a relação entre a plataforma UrbVerde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 11, que trata de cidades e comunidades sustentáveis. Também discute questões como indicadores de racismo ambiental e demográfico – prática de deslocar comunidades racialmente marginalizadas para áreas contaminadas expõe esses grupos a poluição e impactos ambientais prejudiciais – além de propor ações que levem em conta a realidade local de cada município, revelada por dados do IBGE.

“Esse trabalho não apenas orienta sobre o uso da plataforma UrbVerde, mas também oferece um panorama das políticas públicas globais relacionadas aos ODS, além de propor sugestões práticas para ações municipais alinhadas com a sustentabilidade”, esclarece Fantin.

Para acessar a UrbVerde clique aqui . Leia mais sobre a plataforma neste link

Com informações da Assessoria de Comunicação do IAU