Notícia

W Rádio Brasil

Plataforma on-line reúne pesquisas sobre envelhecimento e longevidade

Publicado em 10 fevereiro 2020

Por *Agência FAPESP

As universidades federais de São Paulo (Unifesp), de São Carlos (UFSCar) e do ABC (UFABC) lançaram a segunda edição do projeto “Federais SP”, que reúne pesquisas relacionadas ao tema envelhecimento e longevidade.

A plataforma on-line de divulgação científica tem o objetivo de apresentar iniciativas de pesquisa, extensão, inovação e de tecnologia realizadas pelas três instituições em diferentes áreas do conhecimento. A segunda edição traz resultados de projetos dedicados a entender e superar os desafios impostos pelo envelhecimento da população brasileira e mundial em áreas como saúde, educação, trabalho, mobilidade e qualidade de vida.

Na plataforma, os usuários terão acesso a ações voltadas ao cuidado de pacientes com Parkinson, tecnologias para diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, projetos que fomentam a aceitação de idosos no mercado de trabalho e combatem a solidão da velhice.

Entre os destaques também está uma cadeira de rodas motorizada que funciona em todas as direções em piso plano e facilita o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, além de pesquisas sobre engenharia tecidual para medicina regenerativa cardiovascular.

A primeira edição abordou pesquisas relacionadas ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer.

O canal “Federais SP” está disponível para acesso gratuito em https://medium.com/@federaisSP.

* Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Atemporal JC Notícias (São Paulo, SP)