Notícia

Meio Norte online

Plataforma eletrônica permite que agricultores aluguem colmeias

Publicado em 28 setembro 2020

Por Jornalismo

Uma plataforma eletrônica que coloca em contato criadores de abelhas com agricultores interessados em alugar colmeias dos insetos polinizadores para aumentar a produção no campo, desenvolvida pela startup Agrobee, tem permitido que produtores de café registrem um aumento médio de 17% pelo uso do serviço durante as semanas da florada. A notícia está no site Notícias ao Minuto.

Os técnicos da empresa, apoiada pelo Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, constataram a partir de uma análise em 20 talhões diferentes de café onde as colmeias foram instaladas que a produção média por hectare das propriedades teve um aumento na safra de 8,8 sacas – o que representa uma economia média de R$ 3.960 por hectare ao proprietário rural.

Esses resultados positivos demonstrados no campo pela Agrobee passaram a chamar a atenção de investidores. No início de julho, a empresa fechou um acordo com o clube de investimentos Agroven, administrado por famílias do agronegócio interessadas em promover o desenvolvimento tecnológico do setor. O aporte de recursos possibilitará à empresa escalonar o projeto.