Notícia

Na Cuia da Cris

Plataforma de educação gratuita da IBM ganha canal de astronomia

Publicado em 18 dezembro 2020

A intenção do programa é dar apoio a estudantes e educadores da América Latina com conteúdo científico de qualidade

Open P-Tech , plataforma de educação digital gratuita da IBM, ganhou um novo canal com conteúdo de astronomia para motivar o aprendizado das disciplinas relacionadas a ciências.

A intenção do programa é dar apoio a estudantes e educadores da América Latina com conteúdo científico de 14 organizações, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Observatório Nacional (ON) .

Além de conteúdo sobre cosmologia, ciências planetárias, história da Via Láctea, formação das galáxias, entre outros, a iniciativa também apresenta material de inteligência artificial, nuvem, blockchain e temas de sustentabilidade.

O canal de sustentabilidade voltado para professores tem parceria com Chesapeake Bay Foundation , World Wide Fund for Nature e The Nature Conservancy .

É um bom momento para observar o céu

No dia 21 de dezembro, a partir das 19h, o canal oficial do Planetário Ibirapuera fará uma super live . Nesse dia, os planetas Júpiter e Saturno ficam separados por uma distância aparente de seis minutos de arco, de maneira que eles podem ser vistos como um único ponto bem brilhante no céu.

O astrônomo Roberto Boczko e o coordenador de Tecnologia e Ciência da Urbia Fernando Nascimento compartilham curiosidades sobre esse fenômeno astronômico chamado de “Estrela de Natal”, ou “Estrela de Belém”.

Com a intenção de captar esse momento, a equipe do planetário ficará a postos com telescópios no alto do prédio da Escola de Astrofísica, no Parque Ibirapuera. E, se as condições atmosféricas forem favoráveis, os espectadores ainda conseguem acompanhar o belo fenômeno ao vivo.

Fonte: Catraca Livre