Notícia

UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Plataforma de aprendizagem

Publicado em 26 agosto 2009

Para chegar ao grande público, que pretende atingir com o que há de mais avançado em tecnologia de Internet para fins educacionais, o Programa Univesp optou pela plataforma Tidia-Ae. A sigla designa Tecnologia de Informação para o Desenvolvimento da Internet Avançada. As letras Ae traduzem as iniciais de aprendizagem eletrônica. O Tidia-Ae é um ambiente virtual de aprendizagem dotado de um conjunto de ferramentas que permitem o desenvolvimento das mesmas atividades pedagógicas realizadas em sala de aula no ambiente eletrônico da Internet.

O Projeto Tidia reúne uma série de grupos de pesquisa no Estado de S. Paulo, é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp) e se subdivide em três subprojetos, um dos quais o Tidia-Ae, que desenvolveu um conjunto de ferramentas integradas e independentes em relação a outras plataformas operacionais. Seu objetivo foi o de encontrar soluções flexíveis de grande impacto social e de baixo custo devido à utilização de plataformas livres no seu desenvolvimento.

Assim, sua filosofia se expressa numa arquitetura baseada em ferramentas individuais agregadas ao ambiente de acordo com as necessidades do usuário, o que torna fácil sua elaboração, implementação, manutenção e principalmente sua evolução, permitindo que novas funcionalidades sejam acrescentadas ao longo do tempo. Trata-se de uma plataforma orientada para a prestação de serviços.

As ferramentas são de dois tipos: síncronas, usadas em situações em que há a necessidade de simultaneidade, como nos bate-papos, e assíncronas, como, por exemplo, as que se destinam aos ambientes de fórum, onde todos os participantes têm perguntas e respostas, nos mecanismos de busca, nos calendários, cadernos de anotações, filmes, áudios etc.

Por ser o Programa Univesp uma ação desenvolvida pelas universidades públicas do Estado de S. Paulo, a escolha da plataforma Tidia-Ae apresentou-se, assim, como a solução tecnológica natural, por ter conceito tecnológico moderno, contar com financiamento da Fapesp e estar sendo desenvolvida pelas mesmas instituições que aplicarão o programa da Universidade Virtual do Estado de S. Paulo.