Notícia

Diário do Pará online

Plataforma ajuda a monitorar epidemia no Brasil; conheça!

Publicado em 22 março 2021

Pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e do Chile desenvolveram a ferramenta online "Outbreak" pode facilitar as buscas de casos de epidemia da Covid-19 no Brasil.

A ferramenta consegue visualizar a geolocalização ao longo do tempo de casos de infecção, de óbito ou de pessoas vacinadas contra a doença no Brasil. Dessa forma, a plataforma possibilita aos gestores de saúde rastrear surtos ou a distribuição de vacinas em diferentes níveis, como em um estado, cidade, bairro, rua e até mesmo em um edifício residencial.

“Qualquer conjunto de dados, como os fornecidos pela OMS, Ministério da Saúde, secretarias estaduais ou coletados por uma Unidade Básica de Saúde [UBS], pode ser inserido na ferramenta para ser visualizado de forma dinâmica, por meio de mapas e animações, e com representação gráfica da linha do tempo e a geolocalização dos casos de infecção, morte ou de vacinação, por exemplo”, afirma Helder Nakaya, vice-diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP) e coordenador do projeto.

No site da ferramenta há um tutorial em texto e em vídeo com uma descrição detalhada de como usá-la. Ela é gratuita. Clique aqui para acessar!

Com informações da Agência Fapesp