Notícia

Diário de Taubaté

Plantas medicinais e aromáticas é tema de reunião em Pinda

Publicado em 21 novembro 2008

O setor de fitotecnia e fitossanidade do Pólo Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza, hoje, dia 21, reunião técnica sobre produção e comercialização de plantas medicinais e aromáticas. A reunião ocorre no quilômetro 97,5 da rodovia Presidente Dutra, em Pindamonhangaba.

As inscrições começam às 8 horas. A abertura está marcada para às 9h. A primeira palestra será "Produção e comercialização de plantas medicinais: experiência na região de Ribeirão Preto" do engenheiro agrônomo Maurício Augusto Andrião da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Botucatu).

Às 10 horas, a agrônoma Amira Rachid fala sobre "Diagnóstico de produtores rurais interessados na cadeia produtiva de plantas medicinais e aromáticas na região do Vale do Paraíba". Na seqüência, Felipe Caranassios, da empresa Surya Comestics, de São Paulo, abordará "Desenvolvimento com sustentabilidade" Após um intervalo para almoço, às 13 horas, o biólogo Celso Alfredo Barbieri Júnior, do Viveiro Ymyrá, tratará sobre "Produção de mudas de espécies nativas" Depois, o assunto será "Experiências de produção na região do Vale do Paraíba: capim-limão - limitações e desafios futuros" com os produtores Lúcia Bustamante (Pindamonhangaba) e José Benedito Marques (Jacareí). Os projetos de pesquisa desenvolvidos no Pólo Vale do Paraíba serão apresentados pela pesquisadora Sandra Maria Pereira da Silva e a reunião se encerra com um momento para troca de experiências com os participantes e encaminhamentos com vistas à promoção da cadeia produtiva de plantas medicinais e aromáticas no Vale do Paraíba. O encerramento está previsto para as 16 horas.

O evento tem a parceria da Coordenadora de Assistência Técnica Integral da Secretaria (Cati), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), Prefeitura de Pindamonhangaba, Surya Cosmetics e Viveiro Ymyrá.