Notícia

EPTV online

Planta na ordem do dia

Publicado em 05 dezembro 2011

A família Compositae – que inclui plantas como girassol, margaridas e alcachofras, entre outras utilizadas na produção de fármacos e com grande valor econômico – é assunto de um encontro que reúne alguns dos maiores especialistas mundiais no assunto. Trata-se do South American Compositae Meeting, considerado o maior do gênero já realizado na América do Sul. Vai de hoje até quarta-feira, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa), na Capital paulista.  

A intenção é apresentar ao público os últimos desenvolvimentos em sistemática, biogeografia, evolução e conservação em Compositae, família de angiospermas com mais de 25 mil espécies espalhadas por diferentes partes do mundo.
Promovido pela Fapesp, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, o evento terá três dias voltados a discussões e palestras, que vão enfatizar a importância das pesquisas na área e suas possíveis aplicações, incluindo a integração da biologia de insetos e plantas e o aproveitamento das propriedades químicas e aspectos econômicos, além da necessidade de um maior intercâmbio de pesquisadores brasileiros e estrangeiros nesse contexto.  

O South American Compositae Meeting busca também destacar a produção científica brasileira nessas áreas, promover maior visibilidade para esses estudos entre diferentes públicos, bem como sua aplicabilidade nos países da América do Sul.
O evento contará com pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos e Espanha. As palestras serão feitas em inglês, e contarão com tradução simultânea para o português. Um workshop, direcionado a estudantes e pesquisadores da área, está programado para o último dia. A programação completa está disponível em www.fapesp.br/6687. As atividades começam às 9 horas. Outras informações no (11) 3838-4362/ 4216.