Planta da Caatinga e Cerrado se revela promissora no tratamento da candidíase
Pesquisadores brasileiros e espanhóis encontram no sansão-do-campo componentes poderosos para combater duas espécies de fungos do gênero Candida.
Os fungos do gênero Candida estão normalmente nos nossos corpos, mas em algumas circunstâncias podem causar a candidíase
"O sansão-do-campo apresenta a vantagem de ser uma planta perinifólia, ou seja, apresenta folhas o ano todo. Isso facilita no processo de extração e rendimento das substâncias".
Também é múltiplo o uso tradicional e terapêutico de plantas Mimosaceae em terapias. Alguns estudos já mostraram propriedades anticonvulsivas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Quanto à
tradicional para o tratamento de bronquite, infecções de pele, hipertensão, lesões, inflamação.
O trabalho conduzido por Silva faz parte de um projeto de pesquisa maior, coordenado por Wagner Vilegas, da Unesp, e intitulado""Fitoterápicos padronizados como alvo para o tratamento de doenças crônicas".
Entre as plantas registradas -"usadas pela sabedoria popular e confirmadas cientificamente", segundo comunicado da pasta -, estão a alcachofra, usada para distúrbios de digestão; a aroeira da praia, para inflamação vaginal; e a unha-de-gato, para dores articulares.