Notícia

Folha da Região (Araçatuba, SP) online

Planejamento energético é abordado em oficina

Publicado em 28 março 2008

Por Aline Galcino

Araçatuba — O Gepea (Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica), o IEE (Instituto de Eletrotécnica e Energia), ambos da USP (Universidade de São Paulo), e a Cooperhidro (Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba - Agência de Desenvolvimento Regional), realizam hoje e amanhã a 5ª oficina do projeto PIR (Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo), em Araçatuba. O evento que será realizado no Unisalesiano, tem apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e faz parte do Programa de Pesquisas em Políticas Públicas da fundação.

Em sua quinta edição, o evento trará a dimensão técnico-econômica, tendo como tema "Novos instrumentos de planejamento energético regional visando o desenvolvimento sustentável". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.seeds.usp.br ou mesmo no local do evento (confira abaixo a programação completa).

Segundo o presidente da Coopehidro, Carlos Antônio Farias de Souza, cada evento traz um debate diferente. "No ano passado, o enfoque foi a participação da variável política no planejamento energético. Neste ano, vamos debater o desenvolvimento técnico e econômico conectado com a questão humana a sustentabilidade", adiantou.

Segundo o Gepea, os trabalhos de pesquisa no campo do PIR vêm sendo realizados de forma ininterrupta. No caso particular da eletricidade, o PIR implica a redução da necessidade de eletricidade como um todo, porém com a manutenção do nível de serviço energético. O estudo, que teve início em 2001 e deve ser concluído até o fim deste ano, é coordenado pelo professor da Escola Politécnica da USP, Miguel Edgar Morales Udaeta.

A oficina será realizada hoje e amanhã no Unisalesiano, na rodovia Senador Teotônio Vilela, Km 8,5, Jardim Alvorada, em Araçatuba.