Notícia

Folha GO

Planejamento em aeroportos pode ser mais eficiente com novo modelo matemático (7 notícias)

Publicado em 30 de maio de 2019

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
FolhaMT FolhaPA Jornal da USP online Jornal da USP online FolhaMT FolhaPA
Por Raquel Vieira | Comunicação CeMEAI

download do áudio

A matemática Lorrany Cristina da Silva desenvolve, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, através do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), em São Carlos, um modelo matemático que contribui para otimizar o fluxo de pousos e decolagens da aviação civil brasileira. Em entrevista aos Novos Cientistas, Lorrany descreveu as inovações de seu modelo, que revisa os principais modelos encontrados na literatura que lidam com a otimização de pouso e propõe um novo algoritmo para corrigir falhas e limitações nos modelos estudados. A pesquisa vem sendo realizada com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no ICMC, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sob a orientação do professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, o estudo de Lorrany trata do planejamento eficiente de pistas e busca minimizar o problema de adiantamento e atraso em pouso de aeronaves de pistas únicas e múltiplas. “Este trabalho investiga o Problema de Pouso de Aeronaves (ALP, do inglês Aircraft Landing Problem). O objetivo do ALP é otimizar os tempos de pousos das aeronaves que chegam à pista do aeroporto”, explicou Lorrany.

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré, das 7h30 às 9h30, na Rádio USP FM (93,7 MHz).