Notícia

Info Exame online

Planejamento de safra

Publicado em 13 março 2009

Empresa apoiada pelo PIPE-FAPESP está desenvolvendo um software para planejamento da cadeia produtiva sucroenergética. A ferramenta será usada na gestão e no planejamento das safras, de modo a aumentar a rentabilidade do negócio e minimizar as perdas. O setor deverá superar a marca de 500 milhões de toneladas de cana-de-açúcar moída na próxima safra (2009/2010) no país, segundo previsões da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica).

"Ao olhar para o horizonte de um ano-safra, e considerando a produção semanal de uma usina de cana-de-açúcar, o sistema abriga diferentes tipos de informações e parâmetros de mercado, incluindo as receitas e todos os custos logísticos e produtivos do negócio", explica Maurício Nunes, diretor de desenvolvimento de negócios da OP2B.

Segundo Maurício, de modo simultâneo e inserido no horizonte de planejamento de um ano-safra, o sistema analisa fatores como demanda, preço, topologia da usina, capacidade de estoque de produtos finais e dos insumos, disponibilidade de matérias-primas e cotações de mercado de produtos como açúcar, álcool, levedura, melaço e energia elétrica.(Envolverde)