Notícia

Diário de S.Paulo

PitchGov.SP 2.0

Publicado em 19 setembro 2017

Por Gustavo Ungaro

Inovadora até no nome, trata-se de iniciativa pública na qual empreendedores (start ups) apresentam propostas tecnológicas para solução de problemas coletivos, viabilizando parcerias marcadas pela eficiência e resolutividade. Um exemplo concreto é o “Poupinha”, atendente virtual de qualquer interessado nos serviços prestados pelo Poupatempo, espécie de robô eletrônico dotado de inteligência artificial que, pela internet, procura tirar dúvidas sobre os serviços prestados e documentos necessários (www.poupatempo.sp.gov.br). Em 8 meses já foram atendidas mais de 1,2 milhão de pessoas, de forma simples e imediata, pelo produto inovador criado e desenvolvido pela iniciativa privada, mediante fomento do poder público.

Start ups interessadas em participar devem analisar os desafios listados e apresentar possíveis soluções, mediante preenchimento de formulário de inscrição a ser enviado até 15/10 (http://www. pitchgov.sp.gov.br/). Caso a empresa seja selecionada, será convidada a demonstrar sua proposta no evento PitchGov.SP 2.0, o qual contará com representantes do Governo, investidores, especialistas de mercado e parceiros. Os projetos aprovados poderão receber até R$ 200 mil da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa) e terão acesso a linhas de financiamento da Investe SP (banco estadual de fomento ao desenvolvimento), além de ampla exposição. Acreditando nas novas possibilidades, chamo a atenção para os desafios estratégicos relacionados à promoção da transparência pública e como potencializar o acesso à Rede de Ouvidorias para que os cidadãos tenham um canal mais eficiente para relacionamento no qual possam fazer suas manifestações (críticas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios), recebam respostas e acompanhem o andamento de suas solicitações, de forma transparente, ampliando a governança do sistema pela equipe de ouvidores.

Governo enxuto, aberto e participativo deve valorizar a livre iniciativa e o empreendedorismo, promovendo parcerias para soluções inovadoras em busca do melhor atendimento ao cidadão.

/Gustavo Ungaro e o Ouvidor Geral do Estado de São Paulo