Notícia

Piracicaba em Festa

Piracicaba, SAE BRASIL discute, no Simtec 2012, tendências da engenharia verde na mobilidade (1 notícias)

Publicado em 14 de junho de 2012

Com o objetivo de mostrar o que a sociedade tem feito para preservar o meio ambiente, a SAE BRASIL promove, em Piracicaba (SP), o 4º Colloquium SAE BRASIL de Engenharia Verde na Mobilidade. O encontro será realizado nos dias 26 e 27 de junho no Engenho Central (Avenida Dr. Maurice Allain, 454).

Promovido pela seção São Carlos/Piracicaba, o colloquium será realizado dois dias após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, o que facilitará as discussões sobre o tema e trará diversas amostras do cenário da engenharia da mobilidade sobre o assunto. O encontro acontecerá simultaneamente com o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Engenharia Canavieira (SIMTEC), destinado à indústria sucroenergética. 

De acordo com Newton Sá de M. Curi, PhD.Eng. e diretor do colloquium, dentro do tema energia serão apresentadas diversas formas de obtenção e aplicação no âmbito da preservação ambiental e sustentabilidade. “À mobilidade caberá mostrar o máximo rendimento do uso da energia verde que, por meio do aprisionamento de CO2, garantirá um mundo mais limpo e saudável”, explica.

O colloquium reunirá as diversas competências brasileiras envolvidas no processo: a academia (universidades e centros de pesquisa), órgãos governamentais, setor produtivo (energético e mobilidade) e o usuário. “A interlocução dos diferentes setores analisando diversos aspectos de um mesmo problema, certamente contribuirá para oferecer à comunidade internacional tecnologias e processos já vivenciados pelo Brasil para uma tomada de decisão cada vez mais alinhada ao conceito de sustentabilidade na indústria da mobilidade”, completa Curi. 

Para o engenheiro, é muito importante que a sociedade debata o que a indústria automotiva desenvolve na preservação ambiental, já que é apontada como um dos vetores pelos danos ambientais. “Não dá mais para fugirmos da discussão, a sociedade nos cobra essa atitude e iremos apresentar todos os nossos esforços”, acrescenta.

Segundo Curi, esse é um encontro de elevado destaque no setor, com alto nível técnico no Brasil. Os palestrantes que irão participar do colloquium estão ligados a pesquisas, desenvolvimentos e com a indústria da mobilidade. “O nosso objetivo é reunir toda a cadeia, juntar as opiniões e trabalhar as inovações que apresentarão à sociedade”, complementa.  

De acordo com o engenheiro, o Brasil tem se destacado no mercado de  desenvolvimento de combustíveis, como o aproveitamento energético do bagaço de cana. “Há diversas tecnologias sendo desenvolvidas, só falta o mercado se preparar para recebê-las. É importante reunirmos todas as informações e mostrar o que está sendo desenvolvido no Brasil”, acrescenta 

Para Marcos Jank, consultor de agronegócios e chairman do 4º Colloquium e Exposição SAE BRASIL de Engenharia Verde na Mobilidade, esse encontro mostrará para a sociedade todas as tecnologias que a indústria está desenvolvendo em prol da preservação ambiental e da sustentabilidade. 

Exposição – Junto ao colloquium ocorrerá a 1ª Feira Metal Mecânica Automotiva (FFAuto). Os estandes ficarão numa área entre o pavilhão do Salão de Humor e o Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central.

SIMTEC - O 4º Colloquium e Exposição SAE BRASIL de Engenharia Verde na Mobilidade será realizado durante o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (SIMTEC), que acontece de 25 a 27 de junho, também no Engenho Central, e contará com mais de 100 expositores da indústria sucroalcooleira e do setor automotivo.

Confira a programação:
Dia 26 de junho

8h30 Solenidade de abertura com Newton Curi, diretor da Regional São Carlos/ Piracicaba da SAE BRASIL
9h Palestra: “Eficiência automotiva e mudanças climáticas”, com Marco Antonio Mroz, subsecretário da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo.
9h35 Palestra: “Desafios para a pesquisa em Bioenergia”, com Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
10h40 Palestra: “Aproveitamento da biomassa da cana para a produção de energia”, com João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
11h15 Palestra: “Usina sustentável Dedini: novas soluções tecnológicas que potencializam a evolução da sustentabilidade da usina canavieira e etanol carburante, reduzindo-se as emissões de gases de efeito estufa”, com José Luiz Olivério, diretor científico do Grupo DEDINI.
13h55 Palestra: “Prospecção e portfólio de projetos em energia verde para mobilidade”, com Paulo Cruvinel, pesquisador da Embrapa Instrumentação.
14h30 Palestra: “Pneus Verdes”. Palestrante Kaio Riserio Marcondes Machado, Gerente de Desenvolvimento de Pneus / Pirelli .
15h30 Palestra: “Motores Diesel e uso de combustíveis alternativos”, com Gilberto G. Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil.
16h05 Palestra: “Etanol, combustível para redução de CO2 em motores de combustão interna”, com Eduardo Tomanik, R&D Tech. Consultant da MAHLE Metal Leve S.A.
17h15 Palestra: “Energia Limpa – discussões sobre o futuro para os veículos elétricos em Bonn, Detroit e Beijing”, com Rene Eduardo Martinez, sócio-diretor da Automotiva Sul America Ernst & Young Terco.
17h50 Palestra: “Mobilidade sustentável”, com José Magro, coordenador de energia no Brasil da Intermoney,SFC,SA – Grupo CIMD, Portugal.
     

 Dia 27 de junho:

8h30

Solenidade de Abertura com Newton Curi, diretor da Regional São Carlos/ Piracicaba.

9h

Palestra: “Veículo elétrico e a experiência de um veículo brasileiro”, com Marcelo Rodrigues Soares, coordenador do Laboratório Carro Elétrico / CPFL.

9h35

Palestra: “Engenharia e automação; Energia e produção industrial: um grande desafio e muitas oportunidades”, com Paulo Seleghim Jr., prof. titular da Escola de Engenharia de São Carlos – Depto Mecânica (Energias Renováveis) – USP.

10h40

Palestra: “Substituição de óleo diesel por combustíveis alternativos”, com Sergio Braga, diretor do Instituto Tecnológico / PUC – RIO.

11h15

Palestra: “Veículos híbridos com motores nas rodas”, com Sérgio Braga, diretor do Instituto Tecnológico / PUC-RIO.

11h50

Palestra: “Biorrefinaria”, com Antônio Aprigio da S. Curvelo, prof. titular do Instituto de Química de São Carlos – USP.

14h40

Palestra: “A cana de açúcar uma opção na produção de energia verde na mobilidade”, com Marco A. S. Vieira, professor do Biotec. Prod. Veg. e Animal – UFScar.

15h15

Palestra: “Perspectivas para os biocombustíveis”, com João Alberto F. de Abreu, diretor de Tecnologia e Bioenergia da Raizen.

16h30

Palestra: “Biologia sintética aplicada à produção de biocombustíveis sustentáveis para motores diesel”, com Michael Rinelli, do LS9 Brasil Biotecnologia.

17h05

Palestra: “Tailor-Made – combustíveis partir da biomassa – visão e abordagem do Cluster de Excelência em RWTH Aachen University, Florian Kremer”, com o engenheiro chefe do Instituto de Máquinas à Combustão da RWTH Aachen University – Germany.

17h40

Fórum da Competitividade da Indústria com o SEBRAE.

Sobre a SAE:
A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 5 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países