Notícia

A Hora

Piracicaba ganha laboratório de cana-de-açúcar

Publicado em 01 dezembro 2010

Agência FAPESP

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (29/11), em Piracicaba (SP), o novo Laboratório de Análise Tecnológica de Cana-de-Açúcar "Dr. Paulo Rogério Palma de Oliveira" do Polo Regional Centro Sul, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

Segundo a Apta, o laboratório viabilizará o desenvolvimento de pesquisas de melhoramento e fitotecnia de cana-de-açúcar, permitindo análises mais precisas da qualidade do produto, e será voltado à produção de mudas desenvolvidas por meio de células em cultura de tecidos e de novas variedades por meio de biologia molecular.

Entre os principais resultados das pesquisas já realizadas no Polo Centro Sul destaca-se o lançamento de uma variedade de cana-de-açúcar em parceria com o Instituto Agronômico (IAC), especificamente para a região de Piracicaba e para solos pouco férteis.

Outros resultados relevantes foram a criação de recomendações sobre adubação e o uso seguro de resíduos da agroindústria canavieira, como a vinhaça e a torta de filtro, com o objetivo de aumentar a produtividade da cana, sem prejudicar o ambiente.

Em outras culturas, as pesquisas desenvolvidas no Polo possibilitaram o desenvolvimento de técnicas e metodologia voltadas à produção orgânica de hortaliças e plantas medicinais e estudos de pós-colheita de hortaliças, entre outros resultados.