Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Piracicaba abre em agosto, no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Publicado em 20 agosto 2013

Localizada a 160 quilômetros da Capital, Piracicaba receberá, em 29 de agosto, a exposição Câncer: Conhecer para Prevenir, idealizada pelo projeto INCITO – liderado pelo A.C.Camargo Cancer Center. Também estão no roteiro as cidades de Campinas, São José dos Campos, Santos e Botucatu. Biologia molecular, diferenças entre tumor benigno e maligno, os riscos das síndromes hereditárias, como evitar fatores de risco e outras questões relacionadas ao câncer fazem parte do vocabulário diário de cientistas e médicos, mas nem sempre são compreendidas com clareza pela população. Com a proposta de desmistificar o câncer e trazer a ciência para perto da sociedade, o projeto INCiTO – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica – liderado pelo A.C.Camargo Cancer Center, com o apoio da FAPESP e do CNPq, apresenta a exposição Câncer: Conhecer para Prevenir em cinco populosas cidades do interior de São Paulo.

O trabalho, itinerante, começa a caminhada em Piracicaba, que abrigará os 22 painéis que compõem a exposição, em uma data especial: 29 de agosto (Dia Nacional de Combate ao Fumo) e segue até dia 25 de setembro, na Rua do Porto. Na sequência, os painéis poderão ser vistos no Parque Portugal - Lagoa do Taquaral, em Campinas (26 de setembro a 23 de outubro), no Terminal Rodoviário Intermunicipal, em São José dos Campos (8 de outubro a 4 de novembro), na Orla, em Santos (de 27 de novembro – quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer - a 15 de janeiro de 2014), e na Fazenda Experimental Lageado, no campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, em Botucatu (de 16 de janeiro a 17 de fevereiro de 2014). Para a abertura da exposição em cada município estão sendo programados eventos de abertura, com bate-papo entre a população e profissionais especializados em oncologia, com o envolvimento de alunos de mestrado e/ou doutorado do A.C.Camargo Cancer Center.

Na ocasião, a comunidade local terá a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas com a doença. "Essas ações refletem nossa missão de difundir o conhecimento científico de forma clara e objetiva para estas comunidades, ressaltando junto a elas a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer", destaca Dirce Maria Carraro, coordenadora de difusão do INCITO. Os painéis apresentam de forma lúdica e educativa como prevenir o câncer e abordam os sintomas e fatores de risco para os cânceres de mama, colo de útero, próstata, pele, pulmão, intestino, entre outros. O objetivo é mostrar ao público que o melhor aliado contra o câncer é a prática de um estilo de vida saudável, que inclua boa alimentação, realização de exercícios físicos, comportamentos e hábitos saudáveis. A ideia é ressaltar que a melhor forma de prevenir o câncer é evitar os fatores de risco como cigarro (responsável por 40% dos casos de câncer), ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, exposição desprotegida e excessiva ao sol e dieta rica em gorduras.

SERVIÇO Câncer: Conhecer para Prevenir

Realização: INCiTO – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica – A.C.Camargo Cancer Center

Programação: Piracicaba (29 de agosto a 25 de setembro), Campinas (26 de setembro a 23 de outubro), São José dos Campos (24 de outubro a 26 de novembro), Santos (de 27 de novembro a 15 de janeiro de 2014) e Botucatu (de 16 de janeiro a 17 de fevereiro). Informações: www.accamargo.org.br