Notícia

Olhar Digital

Pioneiro da web no Brasil entra no Hall da Fama da Internet

Publicado em 10 abril 2014

Um brasileiro agora consta entre os integrantes do Hall da Fama da Internet. É Demi Getschko, um dos pioneiros da rede no Brasil, que responde atualmente pela diretoria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A Internet Society (ISOC), que criou o prêmio em 2012, concedeu a honraria a Demi em função de suas contribuições para a evolução da internet, como explica o Estadão Conteúdo. Ele recebeu a nomeação junto com 23 pessoas de países diferentes.

Em 1991, Demi coordenava as operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa quando estabeleceu a primeira conexão brasileira, ligando a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a Energy Sciences Network, dos Estados Unidos.

Mas o currículo do brasileiro é longo; desde 1995 ele atua como conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e, em dois momentos, chegou a dirigir o ICANN, entidade americana que controla a organização e distribuição dos endereços da web. Atualmente Demi é um dos organizadores do NETmundial, que pretende criar uma organização global de governança para a internet.

Confira aqui uma entrevista gravada com Demi Getschko para o Trend Makers, do Olhar Digital.

Por Redação Olhar Digital