Um brasileiro agora consta entre os integrantes do Hall da Fama da Internet. É Demi Getschko, um dos pioneiros da rede no Brasil, que responde atualmente pela diretoria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
A Internet Society (ISOC), que criou o prêmio em 2012, concedeu a honraria a Demi em função de suas contribuições para a evolução da internet, como explica o Estadão Conteúdo. Ele recebeu a nomeação junto com 23 pessoas de países diferentes.
Em 1991, Demi coordenava as operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa quando estabeleceu a primeira conexão brasileira, ligando a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a Energy Sciences Network, dos Estados Unidos.
Mas o currículo do brasileiro é longo; desde 1995 ele atua como conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e, em dois momentos, chegou a dirigir o ICANN, entidade americana que controla a organização e distribuição dos endereços da web. Atualmente Demi é um dos organizadores do NETmundial, que pretende criar uma organização global de governança para a internet.
Confira aqui uma entrevista gravada com Demi Getschko para o Trend Makers, do Olhar Digital.
Por Redação Olhar Digital