Notícia

Planeta Universitário

Pioneirismo Empresarial e a Construção do Século XXI

Publicado em 17 julho 2014

O curso de difusão cultural gratuito “Pioneirismo Empresarial e a Construção do Século XXI” será realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) nos dias 30 e 31 de julho de 2014. Neste segundo módulo – o primeiro foi realizado em 2013 – serão estudados e debatidos os contextos regionais do Norte e Nordeste do Brasil. Segundo os organizadores do curso, cidades como Recife e Manaus são herdeiras dos legados de destacados pioneiros como Delmiro Gouveia, José Ermírio de Moraes e as família Lundgren e Benchimol.

 

Além dos contextos regionais que propiciaram a afirmação desses empreendedores, serão estudados pioneiros de outros países que tiveram grande impacto na economia mundial, como foi o caso de Cornelius Vanderbilt no setor de transportes e o de John D. Rockefeller na indústria do petróleo.

 

O projeto de pesquisa “Pioneiros e Empreendedores”, coordenado pelo professor Jacques Marcovitch, que tem o curso como um dos seus resultados, investiga a trilha sempre assimétrica e contraditória de pioneiros, modernizadores e empresários herdeiros de várias épocas.

 

“O Brasil reencontra os pioneiros: contextos regionais”, apresentada por Marcovitch, “Pioneiros e Empreendedores: a musealização e a regionalidade”, por Maria Cristina Bruno (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP), “Pioneirismo empresarial e as ações educativas extracurriculares”, por Marina Toledo (Museu da Língua Portuguesa), e “Pioneirismos brasileiros e o Estado de Pernambuco”, por George Cabral de Souza (Universidade Federal de Pernambuco), serão algumas das exposições no curso.

 

Com a confirmação da inscrição, o participante receberá a indicação das referências bibliográficas para leitura prévia e melhor aproveitamento do curso. Os participantes com presença em todas as sessões do curso e que apresentarem uma síntese dos principais conhecimentos adquiridos receberão certificado emitido pela USP.

 

Mais informações e inscrições: www.usp.br/pioneiros/n/,

 

Agência FAPESP