A japonesa Pioneer Electronic Corp., uma das maiores fabricantes do país de produtos eletrônicos de consumo, anunciou recentemente que sua subsidiária (inteiramente controlada por ela), que fabrica discos ópticos, desenvolveu um novo sistema de produção de alta velocidade para videodiscos digitais.
A subsidiária, a Pioneer Video Corp., concebeu um sistema que produz discos a um ritmo inferior a 5 segundos por disco, disse um porta-voz da Pioneer.
Ele revelou que o sistema, batizado de "Mars", também tem capacidade para produzir discos de CD e CD-ROM.
"Pelo que sabemos, trata-se do sistema mais rápido que existe para a produção de discos", afirmou o porta-voz, acrescentando que até agora a Pioneer produzia discos de CD e CD-ROM a um ritmo de 5,5 segundos a 6 segundos por disco.
Os videodiscos digitais são um dispositivo de armazenagem do tamanho de um CD que, devido à sua alta capacidade de armazenagem, possibilitam a reprodução de informações tanto visuais quanto sonoras.
A tecnologia deverá ser comercializada a partir de setembro, disse o porta-voz. Ele informou ainda que o novo sistema consiste de duas peças que podem ser conectadas a uma prensa de matriz.
Ele frisou que uma prensa repetidora de discos recebe discos da prensa da matriz e realiza uma série de processos, entre os quais refrigeração, faiscação, revestimento com um filme protetor e realização de vistorias externas.
O porta-voz salientou que no caso dos CDs o sistema podia também aplicar rótulos impressos sobre os discos.
A segunda parte do sistema, a máquina de soldagem, solda dois discos entre si, acrescentou ele.
Segundo o porta-voz, a subsidiária está estudando a possibilidade de comercializar o sistema para os fabricantes de videodiscos. Ele recusou-se a especular sobre os preços do sistema.
Notícia
Gazeta Mercantil