Notícia

O Povo

Pint of Science troca mesas de bares pelo Youtube este ano

Publicado em 10 setembro 2020

Por Ebenézer de Oliveira Silva

O Pint of Science, que se declara o maior festival de divulgação científica do mundo, começa nesta quinta-feira em Fortaleza. No modelo original, as pessoas assistiam as palestras nos bares e restaurantes. Devido a pandemia, por transmissões ao vivo pelo Youtube

Fortaleza - O Pint of Science, que se declara o maior festival de divulgação científica do mundo, começa nesta quinta-feira em Fortaleza (estreou no mundo dia 8 passado). No modelo original, as pessoas assistiam as palestras nos bares e restaurantes. Devido a pandemia, por transmissões ao vivo pelo Youtube.

O evento acontece em 11 países simultaneamente e o Brasil é o recordista com o maior número de cidades. A programação está dividida entre nacional e local, com pesquisadores e instituições de 73 cidades de todas as regiões.

Veja a programação de Fortaleza, organizada pela Embrapa, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor). Acesse pelo Canal do Youtube Pint of Science Brazil.

Quinta, 10 de setembro

15h - Quanto tempo duram as frutas? Aumento da vida útil e redução de perdas na fruticultura, com Ebenézer de Oliveira Silva (Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical) Link: https://youtu.be/Yy_T4J4PmM0

19h - O que precisamos saber sobre as vacinas? Fatos, mitos e medos, com Danielle Malta Lima (Professora da Universidade de Fortaleza) e Edson Holanda Teixeira (Professor da Universidade Federal do Ceará) Link: https://youtu.be/vj2yEGzW7Yw

20h: Ciência verde e amarela, com Gustavo Henrique Goldman (Professor Titular da Universidade de São Paulo) e Natália Pasternak Taschner (Microbiologista e Pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas-ICB da USP e presidente do Instituto Questão de Ciência). Link: https://bit.ly/Pint20BR-1009

O CONTEÚDO DE CADA PALESTRA

15h: Quanto tempo duram as frutas? Aumento da vida útil e redução de perdas na fruticultura

Bate-papo com Ebenézer de Oliveira Silva (pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical) sobre como a ciência contribui para o aumento de vida útil das frutas, desde a colheita até o armazenamento, e o que isso representa em redução de perdas na fruticultura e no desperdício de alimentos. Quinta, 10 de setembro, às 15h, no Canal do Pint of Science Brasil no Youtube (https://youtu.be/Yy_T4J4PmM0)

Ebenézer de Oliveira Silva (pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, atuando principalmente em fisiologia e tecnologia pós-colheita, incluindo o processamento mínimo de frutas e hortaliças. Possui mestrado em Fitotecnia e doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa.)

19h: O que precisamos saber sobre as vacinas? Fatos, mitos e medos

Quando teremos uma vacina contra a Covid-19? Conheça as etapas de desenvolvimento de uma vacina e como ela atua no organismo. Neste bate-papo, com Danielle Malta Lima (professora da Universidade de Fortaleza) e Edson Holanda Teixeira (professor da Universidade Federal do Ceará), discutiremos a importância da vacinação e seus impactos na economia e na saúde pública. Não perca, quinta-feira, 10/9/2020, às 19h, no Canal Pint of Science Brazil no Youtube (https://youtu.be/vj2yEGzW7Yw)

Danielle Malta Lima (professora da Universidade de Fortaleza- UNIFOR- , do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - Renorbio. Possui doutorado e mestrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Tem experiência na área de imunologia, microbiologia e virologia.)

Edson Holanda Teixeira (professor do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Possui mestrado e doutorado em Bioquímica pela UFC. Coordena o LIBS (Laboratório Integrado de Biomoléculas), atua nos seguintes temas: imunomodulação, biofilmes microbianos e em modelos de estudo de câncer.)

20h: Ciência verde e amarela

No encerramento do festival, abordaremos sobre a relevância da pesquisa científica brasileira, quais as consequências da ausência de avanços científicos e tecnológicos desenvolvidos para o país e como a nossa ciência é vista por outros países ao longo da história e no cenário atual. No Canal do Pint of Science Brasil no Youtube (https://bit.ly/Pint20BR-1009)

Gustavo Henrique Goldman: Professor Titular da Universidade de São Paulo. É coordenador de Projeto Temático da FAPESP e de Auxílio a Pesquisa do CNPq, tendo já coordenado inúmeros projetos financiados por agências Nacionais e Internacionais. Atual presidente da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM).

Natália Pasternak Taschner: Microbiologista e Pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e presidente do Instituto Questão de Ciência