Notícia

Jornal Primeira Página online

Pint of Science: festival invade São Carlos

Publicado em 16 maio 2017

Por Siméia Casati

Começou ontem (15) na cidade de São Carlos o festival de divulgação científica Pint of Science. O evento, que continua hoje (16) e amanhã (17), teve origem na Inglaterra, no ano de 2013, e chegou ao Brasil em 2015, quando o ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP São Carlos realizou o evento. Vale destacar que São Carlos foi a primeira cidade da América Latina a participar da iniciativa.

O festival tem como objetivo principal levar os cientistas para conversar diretamente com o público fora das Universidades. A proposta é gerar uma roda de conversa em lugares descontraídos como bares e restaurantes, onde são discutidos diversos assuntos. Este ano, o evento inclui em seu “cardápio” temas como “viagens ao espaço”, “novos medicamentos”, “depressão”, “autismo”, “tecnologia no campo” e “estatística no esporte”.

De acordo com Denise Casatti, analista de comunicação do ICMC, a ideia fez tanto sucesso que diversas instituições procuraram o instituto para obter informações de como poderiam promover o evento em suas cidades. O resultado, de acordo com Denise, foi que no ano de 2016, sete municípios participaram do evento e, este ano, o Pint of Science espalhou-se por 22 cidades brasileiras.

O evento é realizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, é totalmente gratuito e os participantes só pagarão o que consumirem nos locais onde ocorrerá cada bate-papo. Os organizadores recomendam que as pessoas cheguem com antecedência ao local evento para garantirem seus lugares.

Os debates ocorrem em três lugares diferentes simultaneamente, cada um tratando de um tema específico. Confira a programação para hoje (16) e amanhã (17).

Programação

Terça-feira, 16/05, às 19h30

Bem-vindo à era do vidro: um sólido ou um líquido?

Onde: West Brothers

Ciência para a vida: a tecnologia invade o campo e está na sua mesa

Onde: Água Doce Cachaçaria

Super Mario + matemática = um desafio que vale um milhão de dólares

Onde: Mosaico

Quarta-feira, 17/05, às 19h30

Como desenvolver novos medicamentos a partir da nossa biodiversidade?

Onde: West Brothers

Minha casa, minha cidade, um laboratório sustentável

Onde: Água Doce Cachaçaria

Socorro: fui hackeado e o drone sumiu

Onde: Mosaico

Colaboradores – Em âmbito nacional, o festival é patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e Science Unicamp, Galoá e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades.

Na capital da tecnologia, o evento conta, ainda, com a colaboração da Embrapa, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da rádio UFSCar e do Laboratório de Aprendizagem Humana Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI) da UFSCar.