Notícia

Vale Paraibano

Pinda já usa plantas na rede de saúde (1 notícias)

Publicado em 12 de julho de 2009

Em Pindamonhangaba, a prefeitura desenvolve desde 1990 um projeto em parceria com a Unitau que trouxe como um de seus resultados a aplicação de fitoterápicos na rede municipal de saúde.

"Temos três fitoterápicos na rede municipal: o creme de calêndula a 10\% e o creme de babosa a 20\%, usados em salas de curativos, além do xarope de guaco para a tosse", disse a gerente do CPIC (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) de Pinda, Iracélis Fátima de Morares.

Ligado à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o projeto de políticas públicas para plantas medicinais de Pinda também integra outros parceiros, como a Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e a ONG Nova Essência.

"Nosso projeto compõe muitas atividades, como a compra de instrumentos para hortas medicinais. Teremos o segundo fórum de práticas interativas e complementares de saúde entre 18 e 22 de agosto. É onde a gente pensa nas estratégias das plantas medicinais e práticas de saúde."

O sucesso do projeto em Pinda também despertou o interesse de outros municípios. "Recebemos na semana passada uma pessoa de Jundiaí, além do pessoal de São Bento do Sapucaí, Osasco, Suzano, Jacareí e Roseira."