Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

PIC Jr. recebe projetos de docentes até o dia 16

Publicado em 09 abril 2010

A Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp recebe, até o dia 16 (novo prazo), as inscrições de projetos para o Programa de Iniciação Científica Júnior, o PIC Jr.. Podem participar docentes e pesquisadores que possuam vínculo empregatício com a Unicamp em atividades de pesquisa e ensino superior. Para isso é necessário preencher o formulário (em formato doc) disponível no site da PRP e enviar para icjunior@reitoria.unicamp.br. Os projetos podem ser elaborados para execução por um único aluno ou por grupo de alunos.

O inicio das atividades do PIC Jr. 2010 está previsto para para 17 de maio, com a duração de 12 meses. O CNPq reserva 150 bolsas de iniciação cientifica júnior para o programa da Unicamp. O prazo para que as escolas inscrevessem seus alunos de 1 a e 2ª series do ensino médio terminou no dia 1 de abril.

A Reitoria da Unicamp, em parceria com o CNPq, agência federal de fomento à pesquisa, implementou em 2008 o Pic-Jr. O programa está em execução há dois anos, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e visa proporcionar aos alunos do ensino médio da rede pública de ensino a oportunidade de participar no desenvolvimento de projeto de pesquisa em laboratórios da Unicamp, durante o período de um ano, sob a supervisão de professores e pesquisadores da Universidade.

Há possibilidade neste ano de apoio financeiro do Faepex (além da cota normal anual do docente) ou da Fapesp, no valor de até R$ 3.000,00 na rubrica de material de consumo nacional. O auxílio Fapesp seria na forma de aditivos aos projetos vigentes (regular ou temático) de pesquisadores que acolherem os estudantes para a iniciação científica junior.