O pianista Alexandre Zamith apresenta-se no teatro "Procópio Ferreira" em recital comentado de piano, com entrada gratuita. A apresentação será em 15 de agosto, quinta-feira, às 20h30. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, momentos antes da apresentação.
O recital "Pianisticontemporâneo" foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura, que prevê financiamento de gravação de disco inédito e circulação de espetáculos artísticos por cidades do Estado.
O projeto oferece, além da gravação do CD, a realização de temporada de apresentações pelo Estado.
No repertório da apresentação e do CD, há obras de compositores referenciais da música do século 20 e 21, como Claude Debussy, Luciano Berio (cujos dez anos de morte são lembrados em 2013), Karlheinz Stockhausen e George Crumb, além de autores que representam a música brasileira atual, como Flo Menezes, Silvio Ferraz e Fernando Iazzetta.
O projeto destaca-se também pelo registro de obras referenciais, como "Klavierstück XI", de K. Stockhausen; e "6 Encores", de Luciano Berio; bem como a estreia fonográfica mundial das obras "Gefass des Geistes", de Flo Menezes; "Intermezzo n.2", de Silvio Ferraz; e "Estudo para piano idiossincrático", de Fernando Iazzetta (estas duas últimas compostas especialmente para o disco).
"Em consideração ao fato de tratar-se de edital de âmbito estadual, optou-se por três artistas representativos e atuantes nos três cursos de graduação e pós-graduação em música, disponibilizados pelas universidades estaduais paulistas: Flo Menezes, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Silvio Ferraz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Fernando Iazzetta, da Universidade de São Paulo (USP)", diz, por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação do Conservatório, o pianista Alexandre Zamith.
Ele também fala sobre o tipo de público que deseja alcançar com o trabalho dele. "Pelas características, o projeto se destina ao público interessado em usufruir de alternativas culturais que se desprendem das tendências veiculadas pelos grandes meios de comunicação, diante do que as cidades escolhidas para os concertos se inserem dentre aquelas que reconhecidamente revelam demanda por concertos de música contemporânea", conclui o pianista.
Além do Conservatório, primeira instituição a receber a apresentação, o recital percorrerá a cidade de São Paulo e outras mais do Estado.
Zamith é bacharel em música instrumento/piano pela USP, formado em 1994. Mestre em artes e doutor em música pela Unicamp. Teve formação pianística orientada por Gilberto Tinetti, Marisa Lacorte e Mauricy Martin.
Foi premiado em diversos concursos nacionais de piano e música de câmara, e participou, como parte do primeiro prêmio obtido, no "Concurso Nacional de Música de Câmara Prêmio Max Pfeffer / Santa Marcelina". Também trabalhou na gravação de CD dedicado exclusivamente à produção camerística nacional.
Apresentou-se junto a orquestras, dentre as quais a Sinfônica do Estado de São Paulo, na condição de contemplado no "Concurso Jovens Solistas". Também tocou com a Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, e com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas, além da Orquestra Sinfônica de Sorocaba.
Como instrumentista, enfatiza a produção musical dos séculos 20 e 21, bem como a prática improvisatória, tanto instrumental quanto conjugada a processamentos eletrônicos em tempo real.
Foi coordenador do Núcleo de Performances e Práticas Interpretativas da Universidade Federal de Uberlândia (Nuppim/UFU), e membro do Núcleo de Música e Tecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (Numut/UFU).
Atualmente, desenvolve pós-doutorado na Universidade de São Paulo/Nusom/Fapesp, com o projeto "O Piano em Processos Interativos: Novos Gestos e Novos Diálogos", sob supervisão de Fernando Iazzetta.