Notícia

Portugal Digital

Petrobras e UFF inauguram laboratório tecnológico em Niterói

Publicado em 08 novembro 2006

A Petrobras e a Universidade Federal Fluminense (UFF) inauguram hoje, às 17h, as novas instalações do Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente (ADDLabs), localizado na Avenida General Milton Tavares de Souza, no campus da Praia Vermelha, em Niterói. A cerimônia contará com a presença do Gerente Executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu Fraga.
Com a ampliação do seu espaço, explica a Petrobras, o laboratório se tornará um dos mais importantes ambientes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para empresas nacionais. "As modernas instalações vão permitir a incorporação de novas atividades de pesquisa e desenvolvimento e, também, a capacitação de universitários", diz a petrolífera em comunicado.
Em dez anos de existência, o ADDLabs tem se destacado como centro de excelência em inteligência artificial, nota ainda a Agência FAPESP. Além de desenvolver pesquisa, o laboratório tem promovido formação acadêmica e profissional para alunos de graduação, mestrado e doutorado da UFF.
O laboratório tem apoio financeiro da Petrobras, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), além de colaboração de universidades e centros de pesquisas como a Universidade de Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.
Segundo a UFF, com a ampliação das instalações, o ADDLabs se prepara para ser um dos mais importantes ambientes de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia para empresas nacionais. Um dos objetivos é preencher uma lacuna de investimentos em pesquisas e desenvolvimento de produtos voltados para o mercado.