Notícia

Globo Esporte online

Pessoas fisicamente ativas respondem melhor à vacina da Covid

Publicado em 11 agosto 2021

Por EU Atleta — Rio de Janeiro

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) publicado nesta terça-feira (10/8), mas ainda não revisado pelos pares, concluiu que a atividade física está associada à uma resposta imunológica aumentada à CoronaVac (vacina inativada SARS-CoV-2) em pacientes com doenças reumáticas autoimunes. A avaliação dos pesquisadores envolvidos foi de que indivíduos imunocomprometidos apresentam menor resposta vacinal, mas isso pode ser modulado pela prática regular de atividade física. Participaram da pesquisa 1.095 voluntários imunizados com a CoronaVac entre fevereiro e março de 2021, divididos em quatro grupos: imunodeprimidos ativos e inativos e pessoas sem imunocomprometimento, também ativas e inativas. Apesar de ter sido feita especificamente com este imunizante, a pesquisa dialoga com trabalhos que apontam resultados semelhantes com outras vacinas contra a Covid-19, além de com as contra a gripe e outras viroses.

Um exemplo recente é um trabalho feito por pesquisadores de universidades inglesas, escocesas, belgas e espanholas, publicado em maio, segundo o qual qualquer vacina é mais eficaz se for administrada após um plano de atividade física. De acordo com o estudo, uma pessoa que é ativa fisicamente tem 50% mais chance de ter uma contagem de anticorpos mais alta após a vacina, em comparação com os sedentários. Além disso, praticar 30 minutos de atividade física cinco dias por semana reduz em 31% o risco de adquirir infecções fora do ambiente hospitalar e diminui em 37% a chance de adoecer e morrer de doenças infecciosas.

Isso ocorreria porque a atividade física eleva os níveis de imunoglobulina IgA, anticorpo que reveste a membrana mucosa dos nossos pulmões e outras partes do nosso corpo onde o vírus e bactérias podem entrar, e aumenta o número de células T CD4, responsáveis por alertar o sistema imunológico de um ataque e regular a sua resposta.

No caso do estudo brasileiro, a comprovação de uma maior resposta vacinal em indivíduos fisicamente ativos veio a partir de testes laboratoriais que avaliaram a produção total de anticorpos contra o novo coronavírus, ou IgG total, e a quantidade de anticorpos neutralizantes (NAb), que impedem o vírus de entrar nas célular humanas. Considerou-se não só a prática regular de exercícios, mas um estilo de vida não sedentário, que inclua movimentação durante o dia em tarefas como subir escadas, passear com o cachorro etc. Pessoas que se exercitam uma hora por dia, mas passam o resto do tempo sentadas, por exemplo, são consideradas ativas sedentárias. Já as que se exercitam e se movimentam, ativas não sedentárias. As que não se exercitam, mas se movimentam, inativas não sedentárias. E, por fim, há as inativas sedentárias.

- Quando olhamos para os dados, percebemos claramente que eles formam uma 'escadinha': no alto, com a melhor resposta vacinal, estão os ativos não sedentários. Na sequência, vêm os indivíduos ativos e sedentários. Por último, os inativos e também sedentários - relatou o principal pesquisador do estudo, Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina da USP e especialista em Fisiologia do Exercício.

O estudo conclui que "um estilo de vida fisicamente ativo pode aumentar a imunogenicidade da vacina SARS-CoV-2, um achado de relevância clínica particular para indivíduos imunocomprometidos".

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
O Globo Folha de S. Paulo Folha.com Extra (Rio de Janeiro, RJ) O Globo online Jovem Pan Portal Exame O Globo online Yahoo! UOL Estadão.com UOL Portal R7 Portal Correio 93 Notícias Professor José Costa Portal Prudentino Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Portal Gongogi Portal Gongogi Repórter MT Éter 7 News eCycle Dentistas na Net Diário de Indaiatuba Dia a Dia Nordeste PavaBlog Saúde em Tela Fitness Brasil Portal Novo Norte Rádio Uau Repórter Maceió Noticia Final (Venezuela) Beto Ribeiro Repórter Acontece Agora Online Guia Viver Bem Jornal SP Norte Yahoo! Vida e Estilo Conversa ao pé da página Atibaia Nosso Goiás SBNotícias Região Noroeste Folha do ABC online Jornal de Itatiba online Guarulhos em Destaque Press From Brasil (EUA) Por dentro de tudo Gazeta da Semana Portal do Governo do Estado de São Paulo FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Benefícios News Ata News Mix Vale Agência de Notícias – Defesa Portal Prestação de Contas AM Acontece Botucatu Agora Região Metropóles Notícia Capital RolNews Brasil Amazônia Agora Saense Tecmundo Porto Alegre 24 Horas India Education Diary (Índia) Portal da Saúde News Saiba de Tudo Bahia e Região PPTA Soluções e Tecnologia Sintonize Aqui Blog Jornal da Mulher Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Noticias de Contagem online Revista Pará Planeta online Portal Integração MSN (Portugal) Jornal da USP online Revista Direito Hoje Ouro Preto Online MSN (Portugal) Paulopes Blog da Simone Duarte SB 24 horas Jornal Integração InfoHealth Portal da Enfermagem IG MSN Terra GP1 Blog Saúde e Dicas Noticias RTV (Espanha) Portal do Zacarias Veja Saúde online MSN Espaço Ecológico no Ar Notícias e Fatos Quimiweb GMundo News A Gazeta do Amapá Diário do Pará online Jornal da Ciência online Galileu online Atmosfera online Revista Saúde Coletiva online Meio Norte online (Piauí) Dom Total Poder360 Blog do Márcio Rangel Webrun Portal Expressão Rede TVTEC