No Dia Mundial do Trabalhador, o debate abordará questões sobre trabalho informal, emprego formal e geração de trabalho e renda para pessoas com deficiência. A ação irá apresentar esta temática como uma pauta dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira transversal, colocando a visão da geração de renda e da acessibilidade de pessoas com deficiência neste diálogo para promover uma visão complexa e ampla. Para as áreas de Educação para a Acessibilidade e Valorização Social, é relevante no atual contexto social, sanitário e econômico promover a participação e protagonismo das pessoas com deficiência na busca por seu espaço na sociedade, com cidadania e autonomia. Estarão presentes na discussão pessoas com deficiência e especialistas em desenvolvimento de pessoas, carreiras e empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho pensando, para além das leis de cotas, na gestão e contratação de pessoas na diversidade.
Participantes:
Djalma Scartezini - gerente sênior de consultoria para Diversidade e Inclusão da Ernst Young (EY) no Brasil e América do Sul e líder da frente de Pessoas com Deficiência, Refugiados e Gerações na organização. Diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social. É docente do MBA Executivo Estratégico e Econômico de Recursos Humanos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor convidado da Fundação Dom Cabral e da HSM University.
Ivone Santana - diretora presidente no Instituto Modo Parités e Secretária Executiva da Rede Empresarial de Inclusão Social.
Mediação:
Aline Morais - sócia-diretora da Santa Causa Boas Ideias e Projetos, consultora especialista em inclusão e diversidade. Atuou por 12 anos no Governo com projetos de políticas públicas sobre o tema, acompanhando ativamente o processo de elaboração e relatoria da Lei Brasileira de Inclusão, entre outras. Pesquisadora da FAPESP, professora convidada de graduação e Pós-graduação na Faculdade de Medicina Albert Einstein. Responsável pela elaboração e edição de diversas publicações sobre o tema diversidade e inclusão.
Apresentação:
Flora Ceragioli Rodrigues - assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas do Sesc São Paulo.