Notícia

A Tribuna (Santos, SP) online

Pesquisas oceanográficas

Publicado em 13 maio 2012

Está prevista para este domingo a chega­da a Santos do navio oceanográfico Alpha Crucis da Universidade de São Pau­lo, que substituirão o aposentado Prof. W. Bunard, que tantos bons serviços realizou durante anos no terreno da pesquisa marinha, em seus diferentes aspectos. A nova unidade foi adquirida pela USP e Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo a uma universidade norte-americana e reformada, por mais de US$ 7 milhões naquele mesmo país, recebendo modernos equipamentos de navegação e para trabalhos de campo.

Com sua enorme extensão costeira, o Brasil não poderia deixar de ter uma embarcação desse gênero, capacitada a localizar e mensurar os recursos do mar, basicamente com fins científicos, mas também obtendo dados úteis para ativi­dades econômicas, como a pesca, por exemplo. Mas, com sua aparelhagem de ponta, o Alpha Crucis deverá ter um papel importante nos estudos a respeito do pré-sal, uma área até agora não investigada por qualquer outro navio civil brasileiro sem objetivos comerciais.

A USP, portanto, segue à frente das pesquisas do setor, e uma das metas de seu projeto é a formação de técnicos em oceanografia, cada vez mais requisita­dos por empresas de vários ramos. Quan­to ao velho Besnard, uma das opções de seu destino é transformá-lo em museu marítimo, o que, se concretizado, repre­sentará mais uma atração para Santos.