(EPTV)- Pesquisadores do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estudam formas de processamento da carne do jacaré. José Francisco Lopes Filho, Pedro Fernando Romanelli e Roseani Caseri pesquisam, entre outras possibilidades, a transformação da carne do réptil em hambúrguer.
Estudam também como enlatá-la e defumá-la. As informações estão publicadas na Revista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Segundo a publicação, os testes foram realizados nos laboratórios de análise sensorial com grupos de 40 a 50 provadores não treinados, formados por alunos, professores e funcionários da Unesp.
Utilizaram-se os cortes de cinco jacarés machos, de 16,5 e 20,9 kg, nascidos em cativeiro, filhos de país selvagens e coletados com autorização do Ibama.
O hambúrguer foi muito bem aceito pelos provadores. Porém sua textura rija e o excesso de condimentos em seu tempero propiciaram um número relativamente alto de comentários desfavoráveis.
Notícia
Jornal Cidade (Rio Claro, SP)