Notícia

Portal Gazeta de São Carlos

Pesquisadores poderão indicar auxiliares para pedir mudanças em projetos apoiados pela FAPESP

Publicado em 05 abril 2019

Por Agência FAPESP

Uma nova funcionalidade no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP permite, desde o dia 2 de abril de 2019, que o pesquisador responsável por um projeto apoiado pela Fundação indique um usuário adicional do sistema. Esse usuário poderá auxiliar na gestão de auxílios e bolsas sob responsabilidade do pesquisador, preparando a elaboração das solicitações de mudança nos processos.

A FAPESP considera essencial que exista o apoio institucional aos cientistas na gestão e administração de projetos de pesquisa, de forma que eles possam se dedicar mais à pesquisa e à orientação dos alunos.

A delegação deve ser feita para um Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) vinculado à instituição-sede do processo. Neste momento, a delegação servirá apenas para elaboração (e não para a submissão) de solicitações de mudança.

Para unidades que não tenham um EAIP, poderá ser aceita, em certas condições, a indicação de uma pessoa física como delegado do pesquisador responsável. Nesse caso, a FAPESP não aceitará a indicação de estudantes, bolsistas ou pós-doutores, devendo a pessoa indicada ser parte do corpo de funcionários de apoio da unidade que sedia o auxílio ou bolsa.

Após conclusão da elaboração pela pessoa delegada, a solicitação de mudança só poderá ser aprovada e submetida pelo responsável e/ou beneficiário do processo, podendo ainda ser revisada ou alterada por esses.

A funcionalidade também permitirá consultas do menu “Mais Informações” do processo como: aceite da concessão, compromissos, contratos e aditivos, histórico de eventos, processos vinculados a este processo, propostas, relatórios científicos, atas de defesa, solicitações de mudança e súmulas curriculares.

Para as instituições que contam com um EAIP com pessoal treinado pela FAPESP, o dirigente da instituição receberá um e-mail solicitando informações para o cadastramento do EAIP.

Somente após o cadastramento do escritório e seu gestor pela FAPESP, os membros do escritório poderão ser indicados e os beneficiários e/ou responsáveis com processos vinculados à instituição poderão vincular seus processos ao escritório.

Os manuais para delegação e elaboração de solicitações de mudança estão disponíveis no SAGe (SAGe).

Por Agência FAPESP