Iniciativa apoiará pesquisas colaborativas voltadas à conservação da biodiversidade, proteção de comunidades tradicionais e bioeconomia
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebe até às 17h, do dia 10 de agosto, propostas para a Chamada Pública n.º 003/2022-Confap-Iniciativa Amazônia +10. O Programa tem o objetivo de apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que foquem no estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região amazônica.
Ao todo, 20 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) aderiram à Iniciativa Amazônia+10 que conta com o apoio e articulação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
A iniciativa vai apoiar estudos que permitam não somente o avanço do conhecimento científico e tecnológico sobre a região, propondo soluções de adaptação baseadas nas comunidades, mas também promover o desenvolvimento de projetos conjuntamente com a população local, beneficiando as populações da região. Além de estimular a participação de formuladores de políticas públicas e investimentos públicos e privados nos projetos.
Reunião de esclarecimento
Nesta quinta-feira, (21), a Fapeam participou de reunião on-line de esclarecimento da chamada de propostas para a Iniciativa Amazônia +10, promovida pelo Confap e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O objetivo do evento foi apresentar a chamada pública e esclarecer dúvidas de pesquisadores interessados em submeter projetos.
Para informações sobre a Chamada Pública n.º 003/2022, acesse http://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-publica-n-o-0032022-confap-iniciativa-amazonia-10/
Linhas temáticas
A Iniciativa apoiará projetos de pesquisa colaborativa voltados à conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas, à proteção de populações e comunidades tradicionais, aos desafios urbanos e à bioeconomia como política de desenvolvimento econômico na Amazônia
As propostas devem apresentar pesquisa científica que contribua para a resolução de problemas considerados prioritários para o avanço do desenvolvimento sustentável na região amazônica em uma das seguintes linhas temáticas: Linha temática 1 – Territórios como infraestrutura e logísticas que facilitam o desenvolvimento sustentável em dimensão multiescalar; Linha temática 2 – Povos da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas; Linha temática 3 -Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis pelos amazônidas.
Para ser aceita, a proposta deve ser um consórcio colaborativo entre pelo menos três pesquisadores dos estados das FAPs que aderiram a essa Chamada, sendo que um deles deve obrigatoriamente ser da região amazônica.
Cada proposta deve ser composta por um único projeto de pesquisa e ser de caráter inédito. A submissão de propostas deve ser realizada na plataforma do Confap pelo representante do consórcio, em conformidade com o formulário de inscrição disponibilizado, e submetida concomitantemente pelo proponente do Amazonas no SigFapeam, em http://www.fapeam.am.gov.br