Notícia

Unesp

Pesquisadores lançam jogo online de alfabetização

Publicado em 31 maio 2012

Dois centros de pesquisa de alta tecnologia têm se dedicado a criar ferramentas de apoio ao ensino na educação básica. Após criar jogos sobre o combate à dengue, ensino de química, reciclagem e preservação da biodiversidade, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (Inctmn-CNPq) e o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (Cmdmc/Fapesp) lançam o Ludo Primeiros Passos. O game, disponível gratuitamente na internet, estimula crianças em fase de alfabetização a trabalhar com letras, formando sílabas e palavras.

Tanto o Inctmn como o Cmdmc são liderados pelo físico-químico Elson Longo, professor do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e docente associado da pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (Unifesp). Pesquisadores das duas universidades participam da criação dos jogos, desenvolvido em parceria com a empresa Aptor Software.

Bê-a-bá

O Ludo Primeiros Passos está dividido em cinco níveis, que variam de acordo com o grau de alfabetização da criança. Interativo, colorido e lúdico (a criança pode escolher a cor do carrinho, por exemplo), o programa leva o usuário a fazer associações de figuras próximas de seu cotidiano com as palavras correspondentes. Para cada jogo concluído, o jogador avança, percorrendo uma estrada cheia de desafios e aumento de vocabulário.

O jogo é inteiramente narrado, para que as crianças compreendam bem o objetivo de cada desafio. Algumas fases pedem que a criança trabalhe com a sílaba, identificando as figuras seus respectivos nomes. Foram produzidas mais de 180 figuras para o jogo, e esse número deve crescer.

Há ocasiões em que o Jogo que pede ao usuário a identificação das primeiras letras das palavras. Em outros momentos, o jogador precisa conhecer as letras que são necessárias para completar as palavras, auxiliando na digitação, coordenação motora e raciocínio. Também há desafios para ordenar as sílabas para formar corretamente cada palavra.

Para conhecer esse e outros jogos educativos de iniciativa do Inctmn e do Cmdmc, acesse www.ludoeducajogos.com.br .

 Assessoria de Comunicação e Imprensa