Revista Oeste online

Pesquisadores investem em edição genética contra o novo coronavírus

Publicado em 27 maio 2020

Por Anderson Scardoelli

Simulação já foi feita por equipe da Universidade de São Paulo; trata-se de mais uma ação contra a covid-19

A edição genética pode surgir como forma de combater a proliferação do novo coronavírus no Brasil e no mundo. Ao menos, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) trabalham nesse sentido. Nesta semana, o grupo publicou artigo científico com informações do estudo. O material foi publicado no Preprints, de acordo com a Agência Brasil.

Segundo consta no artigo, os pesquisadores da USP afirmam que a possibilidade de ter a edição genética como arma contra a covid-19 surgiu a graças ao apoio do que há de mais moderno na tecnologia, pois as simulações foram feitas a partir de programas específicos de computador.

Inegavelmente, a ideia do grupo é ajudar no combate à pandemia. Portanto, os integrantes da USP envolvidos no projeto avisam que o objetivo central é fazer com que a edição genética para codificar a ACE2. A saber, trata-se da proteína que atua como receptora do novo coronavírus nas células.

A partir da mutação, os pesquisadores entendem que podem mudar o que chamam de interação da proteína com o vírus nas células. Assim, a capacidade de um ser humano ser infectado pela covid-19 seria reduzida. O time da USP acredita que, segundo registrado no artigo, não seria possível modificar a atuação da ACE2 — como, por exemplo, usar uma droga.

Próximos passos

O primeiro trabalho de edição genética contra o novo coronavírus ainda carece de revisão por parte da comunidade científica, adianta a Agência Brasil. Os pesquisadores da USP, contudo, demonstram entusiasmo com o estudo. Nesse sentido, eles já avisam que, apresentando resultados satisfatórios, a ação irá além. Primeiramente, vão se associar a virologistas para que se torne possível realizar testes em laboratórios.

Com financiamento por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a pesquisa de edição genética envolve 15 profissionais das faculdades de medicina e odontologia do campus da USP em Ribeirão Preto, no interior paulista. A cidade, aliás, tem um prefeito que, apesar de ser do PSDB, criticou a postura adotada pelo governador João Doria em relação às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus , conforme registrou Oeste.

Estadão.com UOL Portal R7 UOL BOL IstoÉ online Agência Brasil IstoÉ Dinheiro online UOL Tribuna de Barueri e Região online Blog Companhia dos Aposentados Alvo Notícias Giro de Notícia Manchete Agora Tribuna Ribeirão online Refugo LabNetwork Espaço Ecológico no Ar Terra Programa InfoSalud (Argentina) CliqueABC Notícias de Campinas Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal da Enfermagem Revista Amazônia Central das Notícias Head Topics (Brasil) Região Noroeste Investe São Paulo Central das Notícias Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Coluna Supinando Galileu online Pfarma Portal Thathi Ceedec - Centro de Educação Especializado FM Metropolitana Online Mundo e Meio Voce Gosta da Resenha! Panorama Farmacêutico Blog Saúde e Dicas Central das Notícias Só Notícia Boa Visão Regional Central das Notícias Repórter MT O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online Piauí Noticias Recôncavo FM Portal Onda Sul Portal Amirt Dicas da Capital AM Post Jornal Floripa Rádio Educadora de Sapeaçu Dinheiro Rural online O Fluminense online Jornal de Piracicaba online Jornal Tijucas Portal F11 Rede TV! Primeira Edição Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Acorda Cidade Época Negócios online Jornal do Comércio (Matão, SP) online Tabocas Notícias Vale Mais RS Saber Atualizado Portal Saúde no Ar Protec - Pró-Inovação Tecnológica GR Notícias Jornal Página do Estado Momento MT Estação da Notícia Diário do Cotidiano Hoje em Dia online Foco Amazônico Progresso Central das Notícias O Vale online Paraíba Atual Paraíba Atual Portal Lapada Lapada Portal de Notícias Novo Cantu Notícias Plantão News (MT) O Bom da Notícia O Documento online MS Hoje FA Notícias AquiAgora.net Blog do Elvis Bezerra Cariri, como eu vejo Portal Agora no RS Agência BR Amazônia Brasil Rádio Web O Mato Grosso Jornal Jornal Roraima Hoje Rádio 98 FM (Curitiba, PR) Revista Partes CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso Portal GRNews Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Portal F11 Diário do Grande ABC online O Rolo Notícias O Rolo Notícias Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online Portal Diário da Selva Portal Mato Grosso Poliarquia Cariri como eu vejo Brazil News (Portugal) Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Gazeta Brasil Jornal Página do Estado Es 1 Portal Açaí sem Açúcar Brasil Amazônia Agora Atual MT Blog da Cris Boom na Mídia Prime News Revista Start News Pelo Mundo DF Leonardo Andrade POSFG - Departamento de Pós-Graduação da Faculdade Global Cada Minuto Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online Algomais online Central das Notícias Rio Notícias Interativa FM 87,9 (Pinhal Grande, RS) ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética O Diário de Mogi Evidencie ISN Portal Midia News Campo Grande Planeta Osasco Jornal da USP online Central das Notícias Jornal do Comércio (RS) Programa InfoSalud (Argentina) Rede TVTEC